Produtividade 4.0

Produtividade 4.0

A evolução tecnológica vem acompanhada de demandas permanentes para os profissionais das mais diversas áreas. Um bom planejamento das atividades, rotinas e processos são básicos e imperativos para aumento da produtividade e redução do stress corporativo. O mundo inteiro operando na versão 4.0, onde a conectividade é tamanha que mal temos tempo de refletir sobre os acontecimentos, exige que os profissionais também operem em uma versão de produtividade 4.0. E isto não significa fazer mais em menos tempo. Afinal as empresas já estão enxutas demais depois de tantas crises. Então como equilibrar mais demandas e aparente menos tempo? E principalmente, como não se estressar diante desta situação?


1.     To do List: iniciar a semana sabendo o que vem pela frente é fundamental. Liste o que tem que ser feito sem falta, que já veio de demandas anteriores e se organize para cumprir esta lista como META pessoal – aquilo que só depende de você! Afinal você sabe que surgiram outras tantas situações e reuniões no mesmo período. Aqui falamos de uma agenda pessoal, não daquele lembrete do outlook corporativo. Algo seu, pessoal!! Ferramentas como Wunderlist integram seu desktop e celular e facilitam a sua vida. Use a que você melhor se adaptar.

2.     Processos e Rotinas são tarefas básicas, logo devem ser feitas diariamente e muitas vezes podem ser delegas ou transferidas para um assistente. Organize as prioridades, divida tarefas e acompanhe sempre a realização das mesmas.

3.     Diga não: pergunte sempre se uma nova atividade está agregando ao conhecimento de sua equipe ou relacionada a uma demanda do cliente. Se a resposta for não. Talvez você deva dizer NÃO também e seguir com suas atividades. Cuidado com aquelas demandas de diretoria e presidência que surgem. Sim, devem ser respondidas e analisadas prioritariamente, mas em momento oportuno e com maturidade vale o feedback mesmo para seu gestor. Aposte que ele espera isto de você também.

4.     Foque no seu cliente: seja ele interno ou externo, a sua existência em uma empresa é porque o cliente vê e paga pelo seu valor. Então marque reuniões sistemáticas, semanais com as pessoas mais importantes: sua equipe, seus clientes internos, seus clientes/fornecedores externos. Claro, transparente, direto e reto no assunto, sem firulas ou discussões improdutivas. Faça o barco andar a cada reunião uma nova remada forte em direção ao objetivo.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos