Programas de incentivo B2C e a estruturação de um ecossistema de negócios

Programas de incentivo B2C e a estruturação de um ecossistema de negócios

Como você enxerga um programa de incentivo? A maioria das pessoas ainda o vê como pontos e resgates de produtos ou passagens áreas, apenas. Entretanto, incentivo vai muito além de pontos, e se posiciona como um forte caminho para alavancar negócios. 

Estruturar programas de incentivo B2C significa transformar as estruturas empresariais para uma atuação focada em dados, tendo o consumidor como centro para a tomada de decisão, e trabalhando tecnologia o suficiente para colocar as estratégias de fidelidade em prática. 

Coletar dados sobre o cliente, tais como os seus hábitos de consumo, comportamento de compra e outros aspectos de sua vida, é o caminho certeiro para ser relevante e oferecer benefícios que vão muito além de resgates, e passam por ofertas hiperpersonalizadas, conveniência, facilidade de compra, entendimento das dores e necessidades do cliente, e ferramentas para engajamento.

Os dados do cliente são um dos ativos mais valiosos de uma empresa e devem ser trabalhados com responsabilidade e coerência a fim de gerar valor na experiência do consumidor. 

Com base em inteligência e análise de dados é possível transformar a força da relação B2C, fazendo com que as estratégias de incentivo contribuam não só para a construção de confiança e relacionamentos de longo prazo com o consumidor; mas também para potencializar o ativo de dados das companhias, as levando para atuações de mercado “cooperativas” e fortalecidas com outras empresas por meio de ecossistemas de negócios. 

O poder de mercado das estratégias de incentivo B2C

A formação de ecossistemas de negócios de baseia na união de forças entre diferentes companhias por meio da captação e do processamento de informações criptografadas, as quais são fontes relevantes sobre as preferências e comportamento do consumidor, para que assim, seja possível entregar - em conjunto - soluções mais completas, facilidades e benefícios potencializados e personalizados. 

Ao se associar com outras empresas é possível ampliar as oportunidades de inserção na vida do cliente, entregando tudo o que ele precisa “em um lugar só”, fazendo com que ele fique, encontre o que quer de forma facilitada e personalizada, e consequentemente reforce relação de fidelização.

Para que essa construção conjunta seja possível, ter - internamente - uma frente forte de construção de relacionamento com o consumidor é essencial para obter uma base de dados extremamente qualificada e já fiel. Dessa forma, é possível ampliar o olhar para o mercado com o auxílio de tecnologia e expertise de parceiros para estrutura um ecossistema de negócios que entregue soluções completas. 

A exemplo, o Programa Juntos Somos +, uma grande iniciativa que começou como um forte programa de fidelidade da Votorantim, e hoje se expande como um dos maiores ecossistemas de negócios para a construção civil no Brasil. O ecossistema é baseado em estratégias de fidelidade, aquisição de empresas e atuação conjunta para ampliação de mercado. 

É preciso fazer o mercado entender que programas de incentivo são, na verdade, o primeiro passo para ser relevante, gerar experiências, conquistar fidelidade, e então abrir as portas para a formação de ecossistemas de negócios e novas perspectivas para escalabilidade das empresas. 


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Otávio Abdala

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos