Progressive Web App
Não é um assunto recente, porém, fora do Brasil já é assunto devidamente tratado.
Não vou colocar questões técnicas, pois é um post para leitores diversos, proprietários de pequenas e médias empresas que querem vender seus produtos e serviços de forma autônoma e consciente do retorno pretendido.
A bem da verdade, o número de programadores Web que fazem trabalhos freelancer aumentou muito em tempos de crise, precisa de alguma estatística para enxergar isso? Então pequenas e médias empresas querem os mesmo serviços Web que as grandes logo, contratam freelancer com custos mais em conta.
Agora, pesquisem e verão muitas estatísticas revelando que o número de aplicativos baixados nos dispositivos móveis estão caindo quase 20% ao mês !!!!!!! Sim, muitas exclamações !!!!!!! Cada vez menos as pessoas consomem aplicativos em lojas digitais como Google Play e outras lojas que nem estão mais ativas.
Por que isto está acontecendo? Ora, muito simples, as pessoas passaram a se questionar por que teriam que ficar baixando "tudo que é aplicativo" que é lançado nas lojas digitais, como Google Play, para ficarem ocupando memória sem uso constante. Vivíamos instalando um monte de aplicativo e depois tendo que desinstalar tudo por conta de pouco espaço ou problemas com lentidões e conflitos pelo uso deles.
Pronto, blá blá blá, e assim as pessoas passaram a manter o mínimo de aplicativos em seus celulares, utilizando assim apenas aquilo que de fato lhes interessam utilizar no dia a dia.
Pensando nisso, de que adiantaria uma empresa que negocia cavalos, liberar aplicativos para todo o público em geral? Sem lógica né? Mas muitas empresas gastaram e gastam desenvolvendo aplicativos inúteis. De que adiantaria uma fábrica de polietileno ou acetato de etila criar aplicativos para públicos mistos? Você iria querer instalar algo assim no seu dispositivo móvel? """Genteeee, olha esse aplicativo de compra de solventes que instalei aqui no meu celular. Que lindo poder comprar solventes industriais!""" Isto faz algum sentido pra você? Acho que não né.
Por outro lado, lojas do varejo de roupas e de calçados e de cursos online (por exemplo) e outros diversos temas, perceberam que não adiantaria muito disponibilizar "aplicativos proprietários" por que estes aplicativos são de uso muito relativos ou específicos. Eu por exemplo, não instalaria aplicativo de loja de roupa para ficar olhando roupas todos dias, me poupem disso, não trabalho com modas, então só mantenho em meu dispositivo móvel os aplicativos financeiros, de Uber e similares, gerenciadores de documentos e de Email, além do WhatsApp claro. O restante eu dispenso por que não me tem utilização diária.
E por pensarem como eu, o "povo" começou a baixar e a instalar muito menos aplicativos que antes. E acreditem, existem pelo menos 60% de aplicativos nas lojas digitais que sequer foram baixados uma única vez, alguém baixaria aplicativo para mostrar quais são as cores primárias por exemplo? Então, acho que ninguém vai sequer pesquisar isso no Google Play né? Mas essas coisas estão espalhadas por lá, tente "cores primárias app", quanta insignificância.
Então no mundo das antenas humanas de alta capacidade, alguém pensou, "péraí gente", vamos criar "Progressive Web App", para que as pessoas acessem nosso Site de uma maneira comum, mas numa segunda vez ou numa próxima oportunidade, perguntamos ao cliente se ele deseja baixar nosso aplicativo para tornar a navegação mais funcional. Com isso não ficamos dependentes das lojas digitais, e as pessoas vão poder escolher quando devem baixar nossos Apps. Pronto! Chama-se "Progressive Web App" os novos sites de conteúdo dinâmicos que são capazes de melhor orientar e buscar alternativas para que seus clientes fiquem ligados nos produtos, serviços e promoções.
Então o grande lance agora é desenvolver para as lojas e empresas de serviços, os Sites formatados com recursos de "Progressive Web App", e ficar com seus clientes em potencial mais próximos e mais satisfeitos. Como exemplo disso, o Facebook já é "progressive web" e todos aqueles que colocam uma caixinha perguntando a você algo do tipo "receba no status nossas notificações" ou "deseja receber nossas promoções em tempo real?" ou "receba nossas notificações". Os Apps instalados a partir de um Site que utiliza o recurso "Progressive Web" abrem mais rápidos e são mais objetivos por que estes argumentos são exigidos quando se quer publicar um Site para este fim.
Outro grande e notório recurso dos "Progressive Web App" são o fato de você pesquisar sobre produtos e serviços, e mesmo ficando offline, por falta de sinal de internet, como nos aviões, suas pesquisas não somem!!!! Você fica navegando offline nas páginas pesquisadas como se houvesse sinal de internet. Bom né? E quando tentar acessar um conteúdo da página que está sem sinal de internet ela não ficará feia, não dará erro, por que os "headers" (cabeçalhos) da página ficam montados com as logomarcas etc, e apenas o conteúdo pesquisado anteriormente ficará sendo mostrado, o novo conteúdo não é mostrado até que o sinal volte, sem dar erros ou mensagens de falhas inconvenientes.
Gostou? Então pesquise a respeito ou contrate seu desenvolvedor para "Progressive Web App".
Obrigado!