Psiu, o que faz um gerente de projeto?

Psiu, o que faz um gerente de projeto?

“ Gerenciar um projeto, é administrar pessoas e atitudes! “

Uau, eis uma função muito requisitada, concorrida e valorizada no mercado!

Mas então, o que faz tanto, um gerente de projeto?

Não, não vou falar do gerente do setor, também não, não vou falar do gerente de processos.

Hoje quero falar um pouquinho de uma função que exige muitas vezes, nervos de aço e sim, não é para todos, é para quem quer estar no foco das atenções e nem sempre são atenções muito agradáveis, pois este super herói precisa usar sua voz e lembrar quem quer que seja, das suas atribuições em seu projeto e antes que me perguntem, sim, as vezes é necessário pegar na mão e conduzir novamente pelo caminho que precisa ser percorrido.

Se for falar de projetos, imagine a função do gerente de projetos, uma pessoa que precisa ser organizada e metódica em sua função e em todas as etapas do projeto, agendando datas e horários para cada execução destes procedimentos junto aos usuários.

Ele precisa buscar e envolver todas as pessoas nas atividades do projeto, junto ao recurso do projeto, que neste caso seria o analista de processo ou analista de sistemas.

Além de tudo isso, ele precisa prestar satisfação ao sponsor( patrocinador do projeto ), aos gerentes das áreas envolvidas da empresa do cliente, bem como da sua gerência e diretoria da empresa de software.

Ser o responsável em comunicar reuniões, montar atas, cobrar prazos e feedback de todos os envolvidos em atividades do projeto, mantendo o projeto na direção, preferencialmente dentro do prazo e cuidando para não ultrapassar limites de custos, principalmente.

Vou dar um tempinho para você respirar, conte comigo 10, 9, 8...

E não acabou, o gerente de projetos preciso mitigar os riscos do projeto, seja da ausência de algum envolvido, seja por motivos de saúde ou de saída do projeto por uma nova proposta de trabalho, por exemplo. Envolve sangue frio, foco e controle de qualquer aspecto envolvido, clareza e conhecimento aprofundado dos efeitos deste projeto no ambiente em que está inserido.

Ainda precisa ter sob seus olhos, os resultados esperados(pelo cliente e pela sua equipe), ter em mente o histórico que o antecede no projeto, bem como do perfil de seus recursos humanos envolvidos.

É basicamente o perfil de um chefe, mas não, um gerente de projetos não é um chefe, ele é um L Í D E R. Olha, não é para menos que é uma das áreas mais valorizadas da TI.

Um grande salve a estes grandes profissionais!

E agora, ficou alguma dúvida, sobre o porquê dele merecer ser bem valorizado?

Tenha um ótimo dia!

Texto extraído do livro Tecnologia A Carreira dos sonhos - Comportamento e procedimento

Meu nome é Odair Garcia Arouca, profissional da área de TI há mais de 25 anos. Casado, pai e escritor. Autor do livro Tecnologia A Carreira dos sonhos - Comportamento e procedimento e também da série de livros medievais Callouny.

Me siga no Linkedin e assine esta newsletter para receber mais conteúdo.

Conheça meu livro sobre carreira na área de TI.


Caso também aprecie literatura com uma pitada de aventura, conheça a série Callouny.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos