Quais ações de impacto social sua empresa pode adotar como indicador das práticas de ESG
Arte: Laurão Pep

Quais ações de impacto social sua empresa pode adotar como indicador das práticas de ESG

O mercado corporativo mudou, principalmente porque o público tem protagonizado transformações significativas. Não é só consumir um produto, mas comprar o conceito, as ideias, a ética, os processos internos, a relação da empresa com o meio ambiente e com a indústria na qual está inserida, por exemplo. 

Nesse jogo de demandas e cobranças, investidores já perceberam a regra clara: é essencial deixar impacto positivo no mundo em que a empresa está inserida. E os critérios de ESG (Environmental, Social e Governance) são pilares eficazes para avaliar quão sustentável é o negócio e até que ponto vale o investimento.

Os critérios de ESG alcançam esferas importantes da nossa vida em sociedade:

  • Environmental — indicador que analisa o impacto da empresa no meio ambiente;
  • Social — inclui questões de direitos humanos, saúde, segurança e desenvolvimento dos colaboradores, e valores sociais;
  • Governance — relacionada à gestão da empresa, frequentemente associada a compliance (ética, código de conduta, transparência, combate à corrupção) e gestão de riscos.

É grande o volume de ações que podem ser adotadas com foco em proteção ao meio ambiente, desenvolvimento social e governança corporativa. Você pode:

  • Investir na gestão de resíduos sólidos e líquidos;
  • Reduzir o consumo de recursos naturais;
  • Instituir um Código de Ética e Conduta;
  • Equiparar o salário entre homens e mulheres;
  • Dar transparência ao fluxo de caixa;
  • Desenvolver seus colaboradores, entre outros.

Conte com a AfroSaúde para alcançar os critérios de ESG 

Do ponto de vista Social, o cuidado com a saúde mental dos colaboradores é uma iniciativa importante nas práticas de ESG. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com ansiedade e o quinto quando se trata de depressão, em todo o mundo.

Há também a incidência da Síndrome de Burnout, já classificada como doença ocupacional, decorrente da exaustão e esgotamento físico motivados pela rotina de trabalho. Cansaço, insônia, dificuldades de concentração e sentimento de fracasso são sintomas desse distúrbio emocional.

Nesse cenário, implementar programas de saúde mental e bem-estar dos colaboradores é mais do que um benefício. É valorizar o ativo que mantém sua organização funcionando, afinal, o profissional que está bem emocionalmente é capaz de produzir ainda mais, ainda melhor e se tornar um cidadão saudável para a vida em sociedade.

A AfroSaúde já está pronta para cuidar dos profissionais que sustentam sua empresa — inclusive, você mesmo. Temos mais de 600 profissionais de saúde mental atuando em nossa plataforma, com alcance em todos os estados e no Distrito Federal. 

Players importantes do mercado reconhecem a potência da nossa plataforma: somos parceiros do Portal Drauzio Varella; somos apoiados por Google for Startups, Nubank e Vale do Dendê, entre outros; somos reconhecidos pela Forbes e pela Most Influential People of African Descent (MIPAD 100). 

Inclusive, aliar-se a fornecedores e parceiros reconhecidos pelos pares é também uma prática de ESG. Pense nisso. 

#AfroSaúde #saúdeocupacional #saúdemental #médicosnegros #startupdesaude #inovação

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos