“Qual é sua maior frustração sobre suas emoções?”

“Qual é sua maior frustração sobre suas emoções?”

Esta talvez seja a questão à qual as pessoas mais têm evitado responder. Grande parte das pessoas evitam falar de suas emoções e buscam alternativas para distrair suas mentes, assim como aliviar suas tenções, normalmente utilizando-se de recursos como academias, baladas e bebidas alcoólicas. Porém, neste período de isolamento onde grande parte da humanidade encontra-se reclusa, é quase inevitável não refletir sobre estes assuntos.

O que diferencia os homens em relação aos animais é que somos seres pensantes, porém, este grande poder tem também suas desvantagens se não for usado de forma correta, gerando assim um descontrole emocional, que por sua vez traz como consequência  o uso excessivo da raiva, insônia, insegurança, medo e ansiedade.

 O equilíbrio entre emoções e racionalidade nem sempre está presente em nossas vidas, porém ao avaliar as origens do problema é necessário distinguir o que é uma patologia das funções cerebrais ou a falta de conhecimento para lidar com as emoções.

Neste segundo aspecto é possível estabelecer padrões comportamentais que aliados ao desenvolvimento da inteligência emocional contribuem como fatores transformadores na vida do indivíduo. Acredito que muitos já sabem o que deve ser feito, porém, o que fazer é talvez a grande dúvida.... aí vem a seguinte questão.... Mas como colocar isto em prática?

Ao longo dos meus 43 anos de vida, me deparei com diversas situações nas quais tive que fazer escolhas, nem sempre as melhores, no entanto foram com as consequências dessas escolhas que consegui extrair os melhores aprendizados da minha vida. Acredito que nossas vidas estão pautadas em um tripé contínuo de ações e reações, nas quais as bases são as escolhas, consequências e aprendizados. Contudo, este é um tema que vamos deixar para o próximo artigo.

Com base em minha experiência de vida, desenvolvi uma metodologia aplicada através de Mentoring (mentoria) para o desenvolvimento da inteligência emocional. Ciente das dificuldades de muitas pessoas com relação ao tempo e aos recursos financeiros resolvi adotar a Mentoria Online, que oferece a possibilidade de atender de forma individual em qualquer horário (previamente agendado) e com um custo menor do que muitas pessoas gastam em Salão de Beleza. Claro que entendo que a estética faz parte da vaidade humana e que tem um papel importante na auto estima de muitas pessoas, porém acredito que são métodos superficiais e temporários para tratar de suas emoções.

 



Wolfgang Aly  

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos