Qual o Segredo dos Grandes Comunicadores?
Ainda sobre o Tema Comunicação é Resultado, não poderíamos deixar de falar sobre Rapport.
Rapport é uma palavra francesa sem correspondente em português, sendo seu conceito relacionado à sintonia, harmonia, empatia, ressonância pessoal. Se trata de uma conexão mental harmoniosa de qualquer natureza que ocorra entre duas pessoas, calcado na confiança mútua.
Se estou em conexão com a outra pessoa, consigo compreender melhor seu modelo de mundo, pautado por seus valores, crenças e comportamentos. Pessoas que estabelecem rapport com facilidade, conseguem se comunicar de maneira mais produtiva e assertiva.
Os grandes comunicadores são capazes, naturalmente, de criar um laço de confiança, de reconhecimento mútuo e segurança, seja com uma pessoa, seja com um grupo. Comunicam em um nível consciente e, ao mesmo tempo inconsciente, transmitindo a mensagem “Eu quero e sou capaz de me colocar no seu ponto de vista”.
Existe uma condição prévia sem a qual este processo não se estabelece: a confiança. Em toda comunicação humana, hierarquizada ou não, esta confiança prévia é muitas vezes o recurso mais importante do comunicador, seu principal fator de sucesso.
Há várias formas de estabelecer rapport, desde sorrir, espelhar os movimentos da pessoa, tratar o outro pelo nome, porém a forma mais intensa é quando somos empáticos e buscamos entender o individuo em sua essência. A escuta é fundamental neste processo: estar plenamente atento ao que o outro diz, tanto verbal, quanto não verbalmente.
E, se consigo ouvir a pessoa com “inteireza” e neutralidade, sem meus julgamentos e conceitos pré-concebidos – esse é o grande desafio, serei capaz de compreendê-la através da sua perspectiva de mundo e, assim, estabelecerei uma comunicação assertiva e baseada na confiança.
Importante ressaltar que o rapport envolve mente e corpo, é como uma dança. Preciso estar atenta ao ritmo da música... Se a música é devagar e estou dançando rápido, significa que ainda não me conectei plenamente. Quanto mais sinergia e sensibilidade tenho em relação ao ambiente versus o modo de ser da pessoa, mais profunda será a conexão que estabeleço com ela.
Como você tem se comunicado com as pessoas a sua volta (chefes, pares, subordinados, fornecedores, clientes, amigos, maridos, esposas, filhos...)?
Até breve,
Clarice Santana