QUAL A SUA CAPACIDADE DE REINVENÇÃO? VOCÊ É VERSÁTIL?

QUAL A SUA CAPACIDADE DE REINVENÇÃO? VOCÊ É VERSÁTIL?

Até há alguns anos atrás, a pessoa deveria escolher uma profissão e deveria exercê-la ad eternum, sendo que muitas das vezes era infeliz com o que fazia, bem como deixava de colocar em prática outras habilidades. O mercado e a sociedade eram crueis com aqueles que ousavam mudar de profissão – incrível, mas mudar era um “ato de coragem”. Era comum ouvir: “Nossa, vai abandonar uma carreira tão sólida?” Poderia ser sólida, estável, mas a pergunta era: “A pessoa sentia-se realizada?” Muitas das vezes, mantinha aquele emprego por necessidade (isto ainda ocorre, é sabido). Os tempos atuais são outros e a mentalidade está se abrindo... E as competências e habilidades podem aflorar e dar oportunidade para o profissional desempenhar diversas ocupações. Bem-vindo ao mundo da versatilidade! E são diversas as razões que enveredam por este caminhar:

· Cenário VUCA;

· Valorização dos múltiplos saberes;

· Criatividade e inovação em alta por conta de uma competitividade empresarial;

· Advento da indústria 4.0;

· Necessidade de ter uma renda complementar; e

· O fator que considero primordial porque gera felicidade – busca de propósito.

O mundo do trabalho está em fase de grande transformação e busca um novo perfil profissional. Agora, o que vale mais é ter formação diversificada, ser versátil, autônomo, conectado e dono de um espírito empreendedor. Quanto maior o nível de informação, mais agregará à organização, por ter uma mente que permite a chegada do novo, do diferente, do desafiador, do motivador. O cenário está contribuindo...

Segundo professores da Faculdade de Economia e Administração da USP, “O que passa a valer é o conceito de carreira sem fronteiras, ou seja, a sequência de experiências pessoais que você vai desenvolver ao longo da sua vida”. Dentro desse pensamento, vale agregar cada vivência, tais como serviços voluntários e os feitos por puro prazer, como escrever um blog, criar um canal no Youtube ou transformar um hobby em uma ocupação rentável. Por que não?

Quem conhece minha trajetória profissional sabe que reúno uma boa caminhada na área de Recursos Humanos e amo. No entanto, nos últimos anos senti uma imensa vontade de experimentar novas ocupações e assim fiz e faço. Apesar de ter uma atuação intensa nas empresas e sala de aula, sou inquieta por natureza, possuo várias competências (autoconhecimento é fundamental) e sinto a necessidade de estar sempre inventando algo diferente para fazer. Não gosto de rotina. Sei que tenho perfil para realizar diversas atividades. E assim faço. E garanto que só enriquece a minha performance na área de Desenvolvimento Humano, por permitir oxigenar minha mente, deixar o novo entrar, regar minha motivação. Agora mesmo, recentemente, lancei um novo projeto profissional, ou melhor, algo que já exercia como hobby. Gostei, estou buscando qualificação, estudos. Decidi sair da esfera do hobby e estou profissionalizando. Está sendo gratificante desbravar novos nichos de mercado. Isto faz bem para uma mente inquieta e eternamente insatisfeita, positivamente falando, como a minha. Risos.

Consta no dicionário que versátil é aquele que tem facilidade em se adaptar diante de novas circunstâncias. Versátil é, ainda, algo que tem boa agilidade, que se movimenta com muita facilidade. E você, como está se preparando para este momento? O quão versátil e inovador está sendo em sua carreira e para a sua própria realização e felicidade?

Eu garanto a você que estou muito feliz com minha nova ocupação. O meu RH está imensamente agradecido porque estou transformando-me em uma profissional melhor, colocando para fora outras habilidades que estavam adormecidas em meu interior!

Vamos lá! Arregace as mangas e vá buscar algo inovador em sua vida! Permita que o novo entre e seja Feliz!

Siliane Fuchs Militz

Profissional de Cooperativa de Crédito | Administração | Financeiro | Operacional

5 a

Estou me reinventando no momento, para ser uma pessoa mais versátil e feliz e seus artigos estão me ajudando muito. Obrigada!

Iago Ramos

Master Coach e Treinador de Inteligência Emocional na Iago Ramo

5 a

Excelente artigo 😁👏

Carlos Henrique Miranda

Coordenador de Recursos Humanos ITreinamento e Desenvolvimento I Recrutamento e SeleçãoI Analista de RH | RH Generalista

5 a

Ótimo artigo Veronica Maranhão! Tenho visto e pensado bastante na questão da versatilidade. Com esses avanços e mudança de cenário, o que posso fazer ou contribuir para me manter no mercado e ser feliz.

Aylane Rodrigues

Gente, Cultura e Gestão de RH | Consultoria em Diversidade Etária (50+) | Desenvolvimento de talentos | Liderança

5 a

Muitos entram na rotina sem ao menos saberem seu propósito, do que gostam... Hoje já me sinto mais corajosa para descobrir novos talentos e preencher meu tempo com atividades que tragam felicidade.

Thiago Trindade

Estratégia, gestão e liderança | Head de Estratégia na Koncepto Gestão Corporativa

5 a

Excelente artigo Veronica Maranhão!! Há um tempo atrás estes pensamentos me incomodavam, eu acreditava que era minha pura insatisfação, fruto de uma juventude que não se contentava, mas hoje sei que em cada um de nós há muito mais do que imaginamos. Tenho dado asas à muitas frentes de conhecimento, que por sua vez, reunidas, em convergência, tem gerado resultados excelentes e uma satisfação ímpar. Obrigado por compartilhar, creio que muitos estão neste processo de descoberta e ainda poderão provar de um mundo de oportunidades sem limites.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos