Qual tempo de sedentarismo diário está associado a maior risco de demência?

Qual tempo de sedentarismo diário está associado a maior risco de demência?

Permanecer muito tempo sentado não é bom para o cérebro. Mas qual tempo de sedentarismo diário está associado a maior risco de demência?

De acordo com um estudo publicado em setembro de 2023, no Journal of the American Medical Association, permanecer fisicamente inativo por 10 ou mais horas por dia está ligado a um maior risco de desenvolver demência no futuro.

Para o estudo, 50.000 pessoas (idade média de 67 anos, cerca de 45% das quais eram homens) que estavam livres de demência usavam um acelerômetro de pulso 24 horas por dia durante a semana para rastrear seu tempo de movimento diário.

Após 6 anos de acompanhamento, os pesquisadores verificaram quais participantes haviam sido diagnosticados com demência e correlacionaram essa informação com as leituras de atividade desde o início do estudo.

Eles descobriram que as pessoas que estavam inativas por pelo menos 10 horas por dia tinham um risco maior de demência do que aquelas que passavam mais tempo se movimentando.

O risco aumenta drasticamente quanto mais tempo as pessoas permanecem sedentárias. Por exemplo, em comparação com 10 horas, o risco de demência aumentou 50% em inatividade de 12 horas e quase triplicou se fossem 15 horas.

O risco também foi consistente se o tempo sedentário ocorresse em longos períodos contínuos ou se fosse distribuído ao longo do dia.

Os pesquisadores apontaram que, como não houve uma forte associação de risco de demência em pessoas que ficavam inativas por menos de 10 horas ao dia, este poderia ser um bom marcador de tempo a seguir para garantir que você não é sedentário demais.


Fonte: https://bit.ly/3tstRJ9


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos