QUALIFICAÇÃO DE DESEMPENHO – AUTOCLAVE A VAPOR

QUALIFICAÇÃO DE DESEMPENHO – AUTOCLAVE A VAPOR

Na qualificação de desempenho físico o que se busca é a garantia de que a autoclave atinja de forma consistente os parâmetros de temperatura e pressão durante todo o processo. Para tanto, deve-se realizar um mapeamento da distribuição de calor no interior da autoclave (estudo de distribuição de calor) com o acompanhamento também da distribuição de calor no interior do produto (estudo de penetração de calor), para comprovar a repetibilidade são realizados três estudos para cada carga.
A função dos sensores de temperatura colocados dentro das cargas é acompanhar o aquecimento dos produtos em vários pontos da carga de esterilização, e através de cálculo de índice de letalidade (Fo), definir o ponto ideal para o final do tempo de esterilização para o produto.
Esta qualificação produz evidência documentada de que todas as cargas que serão submetidas a esterilização ou desinfecção diariamente atinge os critérios de aceitação definidos em norma de referência, onde serão analisados no mínimo:

  • Temperatura mínima maior ou igual à de esterilização
  • Temperatura máxima menor ou igual a 3ºC acima da temperatura de controle
  • Diferença entre a temperatura máxima e mínima menor ou igual a 2ºC após os primeiros 60 segundos da esterilização.
  • Equivalência termodinâmica para evidência de vapor saturado.
  • O valor do tempo equivalente (F0) deverá ser maior ou igual a 12 X (vezes) o valor de D do indicador microbiológico utilizado durante a qualificação.

ENTRE EM CONTATO:

Matriz (31) 3120-7977 | contato@validacon.com.br

Escritório Nordeste (85) 3022-7977 | nordeste@validacon.com.br

www.validacon.com.br

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos