Quando desistir vale a pena.

Quando desistir vale a pena.

O ator Lucas Penteado nos mostrou na sua curta participação no reality show global, o quanto é importante dizer não e desistir daquilo que pode custar a sua integridade. Muitos podem dizer que o que acontece ali, não guarda relação com a vida real, mas é através de metáforas que acontecimentos cotidianos fazem sentido.

Todos nós temos pavor de desistir de projetos, nos sentimos fracos e incapazes, sentimos que estamos falhando em não ter resiliência, em persistir apesar dos pesares. Porem não avaliamos o quanto esta insistência nos faz mal, e só percebemos muito tarde o alto preço que pagamos por aquela malfadada jornada.

É impossível não reconhecer que esta edição do reality esta mexendo com a opinião publica, há muitas criticas direcionadas a quem assiste ao programa, mas isto sempre houve. A questão é que mesmo quem não é expectador assíduo do programa, vem sendo bombardeado com notícias a respeito dos acontecimentos dentro daquela casa, e como o ser humano é naturalmente curioso, a “espiadela” é quase inevitável.

O fato ocorrido com o ator citado, guardadas as proporções, e indo além das questões ideológicas, pode ser aproveitado para as situações que enfrentamos durante a nossa vida, seja ela pessoal ou profissional. Parafraseando um antigo texto que correu a muitos anos pela internet, “Às vezes você aprende a duras penas, a sutil diferença entre se apegar a algo de forma intensa, e acorrentar sua alma”.

A dita frase ajustada ao contexto de alcançar um alto ganho financeiro em um curto espaço de tempo, há um custo emocional absurdo, nos põe frente a discussões e questionamentos que elevam o nível de confusão do nosso cérebro ao extremo. Muitos dizem que frente a esta situação, tirariam de letra aqueles acontecimentos, já outros viram o quanto foi desumano o que ocorreu ali.

O fato é que ninguém pode ter a real dimensão do impacto que aqueles acontecimentos tiveram naquelas pessoas, a não ser elas próprias. Muitos dos meus amigos disseram que se emocionaram com as cenas, já outros diante do assunto, disseram não ter interesse. Mas quando você assiste alguém dizendo que aquele sofrimento não vale um milhão e meio, e que por um momento, apesar do dramático aparato televisivo, pareceu verdadeiro, você se questiona, porque eu não tive coragem para deixar aquele projeto daquela vez? Porque eu não me imbuí de coragem e segui por aquele caminho mais difícil em detrimento do mais fácil que escolhi?

Como se vê, são muitos porquês.

Só se lembre apenas que sua história ainda esta sendo escrita, que ainda não acabou. Pode ser que nesta fase da jornada você seja chamado a decidir o que vale a pena, apenas nunca decida por algo que custe sua paz de espírito, integridade ou acorrente sua alma.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos