Que pedacinhos você anda deixando pelo caminho?

Que pedacinhos você anda deixando pelo caminho?

“Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, mas não vai só, nem nos deixa sós. Leva um pouco de nós mesmos e deixa um pouco de si mesmo.”

Você já parou para analisar quantas horas do seu dia são dedicadas à sua vida profissional? E esse tempo multiplicado em meses ou anos, te deixa feliz, te assusta ou te frustra?

Se aprofundarmos ainda mais essa reflexão e avaliarmos a qualidade das relações humanas que estabelecemos ao longo de tantas horas, seu saldo é positivo ou negativo?

Ao longo de minha trajetória profissional já vi todo tipo de reclamação... Tem gente que reclama do gestor, tem gente que reclama do colega, reclama da outra área, do processo, do porteiro, do CEO, da copeira, do fornecedor, do parceiro e pasmem, tem gente que reclama do cliente!

Garantir bons relacionamentos no ambiente de trabalho faz parte do legado de qualquer profissional e determina como você será apresentado para aqueles que chegam ou lembrado pelas pessoas que cruzaram seu caminho.

Isso tudo não significa que ao longo dos dias você precisa amar todo mundo com quem seja necessário interagir, mas reforça que empatia, educação e respeito promove uma rede de networking sólida e duradoura.

Existem algumas habilidades comportamentais que, quando bem desenvolvidas e aplicadas, no universo corporativo podem garantir um ambiente saudável, criativo, colaborativo e desafiador, no melhor sentido da palavra.

Eu destacaria, por exemplo, controle emocional – considere sempre que as pessoas reagem de diferentes formas às situações do dia-a-dia; Tenha uma comunicação eficaz – a responsabilidade sob a mensagem transmitida é sempre de quem está comunicando. Essa conversa de “não sou responsável pelo que o outro entende” não funciona no mundo corporativo; Esteja envolvido genuinamente com o trabalho em equipe – sempre existe algo para aprender, ensinar e construir em parceria com o time no qual você está inserido; Coloque sua criatividade e capacidade de inovar à serviço das metas definidas por sua equipe. Seja a pessoa com quem as pessoas podem contar, e sempre que possível, seja a pessoa em quem as pessoas podem se inspirar.

Com o passar dos dias fica mais fácil perceber a diferença entre ser aquele que só reclama ou ser aquele que encoraja os demais e impulsiona o grupo.

Dias difíceis ainda vão existir, e sua atitude é que define entre ter muito para comemorar ou reclamar do próximo problema, antes mesmo dele chegar.

Tem muita coisa legal para enxergar, para viver e para saber, quando não estamos olhando a vida pelo avesso!

Que “pedacinho de você” está ficando na vida das pessoas que cruzaram a sua história?

Fabiana Raquel Soares

Coordenadora de Operações na Liq - Contax

5 a

👏👏👏

Humberto Rocha

Superintendente de Operações

5 a

Lú, deixar e levar pedacinhos é a principal motivação dessa trajetória de vida que escolhemos. De você, levei alguns...

Beth Ullmann

Independent Consumer Services Professional

5 a

Adorei Luciana! Tenha certeza disso. E acredito que no futuro cada pedacinha construirá um grande mosaico.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos