Quem é o responsável pelo sucesso/fracasso de nossa carreira profissional?
De 2005 a 2015, tive a oportunidade de viver a experiência de gerenciar pessoas, nos últimos anos desenvolvi uma tese sobre carreira dentro das corporações, independente de tamanho ou ramo de atividade, e gostaria de compartilhar agora.
É lógico que isso se aplica a mim também, sem dúvida !!!!
Percebi que as pessoas atribuem seus fracassos ou falta de progresso aos mais variados fatores:
- Seus gestores;
- Seus subordinados;
- Situação do país;
- Política da empresa;
- Área de recursos humanos (que não o reconhece como um talento adormecido)
- Colegas de equipe com intenções duvidosas;
- Colegas de equipe que puxam o saco dos gestores;
- Colegas de equipe que jogam bola com os gestores, ou participam de eventos sociais com os gestores;
- Falta de sorte;
- Falta de oportunidade;
- Porque está chovendo, frio ou calor demais;
- Destino ou “Karma”;
Poderia relacionar vários outros mais mirabolantes, porém o que efetivamente faz a carreira ir ladeira abaixo SOMOS NÓS, E SOMENTE NÓS, porque:
- Tomamos decisões equivocadas (baseadas em premissas equivocadas);
- Nos posicionamentos diante de situações críticas de forma errada;
- Escolhemos o momento errado para não nos posicionarmos;
- Achamos que ganhamos pouco e damos ouvidos aos fofoqueiros de plantão (“Sabe quanto ganha o fulano de tal que não faz nada? Então ... ganha x mil reais + benefícios”);
- Esperamos que alguém reconheça nosso potencial talento (se não mostrei nada ou muito pouco como alguém pode reconhecer o que não vê?);
- Esperar um “muito obrigado”, “ótimo trabalho”, “parabéns”, e ficar revoltado se isso não acontece;
CONCLUSÃO: NÓS SOMOS OS RESPONSÁVEIS DIRETOS POR 99% DO QUE ACONTECE COM NOSSAS CARREIRAS, DE BOM OU DE RUIM, NÃO ADIANTA DELEGARMOS A FATORES EXTERNOS.
No livro Introdução à Programação Neurolinguística , de Joseph O'Connor/J.Seymour que trata das premissas da PNL, todo comportamento tem uma intenção positiva.
"Todos os comportamentos nocivos, prejudiciais ou mesmo impensados tiveram um propósito positivo originalmente. Gritar para ser reconhecido. Agredir para se defender. Esconder-se para se sentir mais seguro. Em vez de tolerar ou condenar essas ações, podemos separá-las da intenção positiva daquela pessoa para que seja possível acrescentar novas opções mais atualizadas e positivas a fim de satisfazer a mesma intenção."
"As pessoas sempre fazem a melhor escolha disponível para elas.
Cada um de nós tem a sua própria e única história. Através dela aprendemos o que querer e como querer, o que valorizar, e como valorizar, o que aprender e como aprender. Esta é a nossa experiência. A partir dela, devemos fazer todas as nossas opções, isto é, até que outras novas e melhores sejam acrescentadas."
Autor: Joseph O'Connor/J.Seymour
Vocês concordam? O que acham?