Quem é você no gerenciamento diário: o porco ou a galinha?

Quem é você no gerenciamento diário: o porco ou a galinha?

Sabe aquela fábula do porco e da galinha? (Link: A Galinha, o Porco e a diferença entre estar envolvido e comprometido - Global Mentoring Group), ela se encaixa perfeitamente na gestão de rotina.

O que vemos no gerenciamento diário são exatamente esses dois exemplos, os envolvidos e os comprometidos.

Quando temos um time comprometido, as reuniões fluem, os problemas são discutidos, os responsáveis e as ações são claras, o resultado e a melhoria são evidentes.

Por outro lado, quando a equipe está apenas envolvida, e aqui falo em todos os níveis, os problemas não são vistos como problemas, são vistos como ‘parte do processo’, não são discutidos, as ações são vagas, a melhoria não acontece e por fim os resultados não chegam. E no final do dia, é isso que importa, resultados sustentáveis que impactem positivamente em toda nossa cadeia (clientes, funcionários, fornecedores...)

Isso mostra que o sucesso do gerenciamento diário (e da esmagadora maioria das práticas de gestão, se não todas) depende do verdadeiro comprometimento do time.

Daniel Lorenzon dos Santos

Gestão Industrial, Qualidade e de Processos. Melhoria Continua. Educação em Gestão.

2 a

Excelente reflexão Fabiane. Forma simples de explicar a importância da participação das pessoas na evolução do processo.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos