Quer um Conselho? Planeje!

Quer um Conselho? Planeje!

Não posso falar de planejamento sem antes lembrar de um dos maiores nomes do Século XX nessa matéria: William Edwards Deming (1900-1993).

Deming é conhecido por sua célebre frase: “Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia.”

Estatístico, professor universitário e consultor, ajudou a Ford e grandes empresas japonesas nos pós-guerra disseminando fortemente o que ele entendia como os três princípios fundamentais para a qualidade: “constância de propósito, melhoria contínua e conhecimento profundo”.

Um conselheiro deve desempenhar um papel crucial no planejamento estratégico de uma empresa, sobretudo para evitar e mitigar os principais riscos para a governança, atuando assim com a prudência necessária aos objetivos empresariais: riscos financeiros, riscos regulatórios, riscos cibernéticos, riscos operacionais e os próprios riscos estratégicos.

Conhecimento e experiência são essenciais para enfrentar esses desafios. Enumero assim 5 pontos relevantes a observar:

·       Visão Ampliada: trazer uma perspectiva externa e imparcial, ajudando a identificar oportunidades e ameaças que podem passar despercebidos por uma organização empresarial;

·       Conhecimento profundo:  oferecer conhecimentos especializados em áreas específicas, enriquecendo o planejamento com insights valiosos baseados em suas experiências;

·       Boas práticas em Governança Corporativa: promover boas práticas de governança, garantindo que o planejamento estratégico esteja alinhado com os objetivos de longo prazo de uma organização e com as melhores práticas do mercado;

·       Monitoramento: apoiar no monitoramento da execução do plano estratégico, sugerindo ajustes quando necessário para manter uma organização no caminho certo;

·       Networking: abrir portas para novas parcerias e oportunidades de negócios, utilizando sua rede de contatos para beneficiar uma organização.

Planejamento é em essência uma obrigação de conselheiros. Quanto maior o engajamento, creio que maior será o sucesso de uma organização empresarial.

Paulo Henrique S Pereira

Diretor de Comitê na @pagos | Meios e Formas de Pagamento | Integração de soluções financeiras em canais de distribuição já instalados para promover aumento de receita (venda cruzada) e impacto na experiência do cliente.

4 m

Excelente!!! Gostei muito dessa parte... "abrir portas para novas parcerias e oportunidades de negócios…" Isso não tem preço ao considerar o VALOR, o grande impacto no grau de escalabilidade dos processos.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos