RÁPIDA REFLEXÃO! Devemos ensinar privacidade online para as crianças? Quando iniciar?
Olá pessoal, como vocês estão se sentindo?
Hoje vamos falar sobre um assunto que vejo ser pouco debatido, mas que é de grande importância para a atualidade, e que será determinante para o modo como trataremos os dados e a privacidade no futuro. Para tanto, utilizaremos do artigo “Como um programa suíço ensina privacidade online para crianças”, escrito por Jason C.H. Liu, no The Reporter, em fevereiro de 2020.
Caindo do um balanço: ilustração do projeto "Os Segredos São Permitidos".
(Secrets Are Allowed project/Canton of Zurich data protection authority)
Relatou-se no artigo que:
“Para as autoridades suíças de proteção de dados, crianças a partir dos quatro anos de idade devem ser ensinadas sobre segurança e privacidade de dados, antes mesmo de começarem a usar a internet.
Em uma iniciativa que pode ser uma novidade mundial, o cantão de Zurique lançou recentemente um conjunto de materiais didáticos sobre segurança e privacidade de dados para jardins de infância e para alunos iniciando a escola primária. O projeto quer ensinar às crianças a distinguir entre os segredos que elas podem compartilhar e os que devem guardar para si. O objetivo é permiti-las compreender melhor o direito que têm à privacidade” (grifos acrescidos).
O autor pontua, também, para uma necessidade de ação, com urgência:
“A urgência decorre da rápida expansão das aplicações digitais, disse ele. A chamada Internet das Coisas está penetrando cada vez mais em cada aspecto da vida, e em cada nível etário, permitindo uma conveniência e interconexão sem precedentes. Mas ela também fornece uma grande quantidade de pontos de dados sobre nós para corporações que, em grande parte, não estão sujeitas à regulamentação”.
Conclui-se, portanto, que é extremamente necessário ensinarmos para as crianças sobre privacidade online, antes delas ingressarem nesta vida digital autônoma, ou seja, sem a vigilância dos pais.
O que vocês acham?
Quando devemos iniciar os ensinamentos sobre privacidade online para as crianças?