Radar ICLEI Covid-19 nº06:
Apesar dos inúmeros desafios advindos da pandemia do novo coronavírus, o momento atual oferece uma oportunidade única de recomeço, de adotarmos uma postura resiliente e de mudanças comportamentais e sistêmicas cujo os impactos poderão ser sentidos no curto e principalmente médio e longo prazo.
No período em que fomos convidados a diminuir o ritmo de nossas atividades, estudiosos notaram uma série de impactos positivos no planeta Terra. Desde a diminuição na poluição do ar em diversas cidades do mundo até mudanças nos padrões vibracionais do globo.
Não há dúvidas de que é tempo de ressignificar as relações, repensar escolhas, adaptar hábitos e optar por padrões de produção e consumo mais sustentáveis. Mais do que isso, restabelecer a economia e construir o futuro que queremos dependerá das ações individuais e decisões políticas tomadas hoje.
Pensar de forma resiliente e coletiva em como tratamos o planeta é, no fim, pensar em como tratamos as pessoas que nele habitam. E a chave para uma economia e comunidades mais sustentáveis e integradas ao meio ambiente está em medidas que favorecem o desenvolvimento de baixo carbono, impulsionam o crescimento verde, a economia circular e as soluções baseadas na natureza.
O #RadarICLEI_Covid19 nº06 é uma edição especial em homenagem ao Dia da Terra. Reunimos estudos e artigos que mostram os impactos da pandemia no planeta Terra, bem como propostas de soluções para a construção de um futuro mais coletivo, resiliente e sustentável. Confira:
1) Veja como a quarentena melhorou a qualidade do ar em todo o mundo (Fórum Econômico Mundial): Nasa revela que a poluição por NO₂ em algumas cidades caiu até 60% em comparação com o mesmo período em 2019. Em inglês.
2) Como as medidas contra o coronavírus estão fazendo a Terra vibrar menos (BBC): O fenômeno foi registrado por Thomas Lecocq, um sismólogo no Observatório Real da Bélgica.
3) Crise climática: no confinamento do coronavírus, a natureza se recupera - mas por quanto tempo? (The Guardian): Matéria aborda que um mundo mais saudável e limpo dependerá não do impacto a curto prazo do vírus, mas das decisões políticas de longo prazo tomadas sobre o que se segue. Em inglês.
4) Com o coronavírus, investidores e formuladores de políticas devem mudar para aumentar a resiliência (Iniciativa de Política Climática): A Iniciativa de Política Climática lista etapas práticas que podem ser realizadas em resposta política para permitir impulsionar o crescimento verde, reduzir as emissões de gases de efeito estufa e criar um sistema financeiro mais resiliente. Em inglês.
5) Economia Verde: As escolhas que fazemos agora moldarão o futuro (PNUMA): Em meio à resposta global a Covid-19, o mundo está precisando de uma transformação econômica sustentável que promova tanto o bem-estar dos indivíduos quanto do meio ambiente.
6) Saúde ambiental e fortalecimento em resiliência a pandemias (OCDE): Melhorar a saúde ambiental através de melhor qualidade do ar, água e saneamento, gestão de resíduos, juntamente com os esforços para proteger a biodiversidade, reduzirá a vulnerabilidade das comunidades às pandemias e, assim, melhorará o bem-estar e a resiliência da sociedade. Estudo da OCDE parte da ação “Combate ao coronavírus (Covid-19) - Contribuindo para um esforço global”. Em inglês.
7) Pensando no futuro: Para uma recuperação sustentável da Covid-19 (Banco Mundial): Em todo o Grupo Banco Mundial, estão em andamento esforços para ajudar os governos a responder à crise desencadeada pela Covid-19. A resposta também oferece uma oportunidade significativa de construir um futuro mais resiliente e sustentável. Em inglês.
8) Investimentos de baixo carbono podem ser resposta para crise econômica causada pelo novo coronavírus (WRI): Com a pandemia potencialmente desencadeando uma desaceleração econômica global, os líderes mundiais já estão procurando maneiras de sustentar as economias de seus países. Um conjunto crescente de evidências demonstra que buscar um crescimento de baixo carbono e resiliente é a melhor maneira de obter benefícios econômicos e sociais duradouros.
9) Como os pacotes de estímulo econômico ajudam a lidar com as mudanças climáticas? (En-ROADS): Nesse workshop serão exploradas interseções entre mudança climática e pacotes de estímulo econômico. Serão consideradas como nossas ações para recuperar as crises pandêmicas e econômicas da Covid-19 podem beneficiar nossas comunidades, meio ambiente e clima. O webinar será oferecido várias vezes, sendo possível escolher a data e hora mais conveniente. Em inglês.
10) Build Back Better (Ação Climática): Campanha Ação Climática voltada a todas as empresas, governos, ONGs e grupos da sociedade civil para que se comprometam com a reconstrução um mundo melhor pós-pandemia.
Veja também:
Coronavírus: uma mensagem da natureza (PNUMA).
#DestaqueRedeICLEI:
O ICLEI América do Sul promoverá uma série de webinars para fomentar a troca de experiências entre a Rede e para trazer referências qualificadas sobre como podemos (re)construir melhor o futuro que queremos para nossas cidades. Mais informações serão divulgadas em breve, mas já podemos adiantar que durante o primeiro encontro virtual, Salvador compartilhará sobre seu processo de preparação de seu Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças do Clima e sobre o levantamento que está produzindo sobre opções de investimento que conciliem a recuperação social, econômica e climática.
Como etapa deste processo, a capital baiana fará o Lançamento do 2º Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa de Salvador, virtualmente, dia 23 de abril, das 10h às 12h. Para participar é preciso fazer a inscrição por este link.
🔎 Conhece uma plataforma, estudo ou iniciativa que pode ajudar o trabalho dos gestores públicos em resposta à Covid-19? Envie sua contribuição para iclei-sams@iclei.org.
Conteúdo produzido pela equipe de comunicação do ICLEI América do Sul.