Redes Sociais: a rainha má!
Sempre que alguém pensa em abrir um negócio e lembra que precisa divulgar para as pessoas comprarem/contratarem seu produto/serviço, pensam logo, quase de imediato, em criar uma página no Facebook, logo em seguida um perfil no Instagram e, na sequência, começam a compartilhar para todos os contatos no whatsapp informações sobre o seu empreendimento. E o que tem de errado nisso? Nada. O impulso é para responder a uma lógica simples e real: para vender o meu produto eu preciso que as pessoas o conheçam. De fato, nada de errado.
O que muitas vezes acontece é que, por desconhecimento, as redes sociais acabam saindo do papel de mocinha, ferramenta para a impulsionar os seus negócios, para o papel de vilã, argumentando contra à qualidade do seu produto ou serviço. E isso acontece nas sutilezas: na forma de escrever o conteúdo, na imagem que você posta, na periodicidade ou, muitas vezes, nas respostas dadas às pessoas que usam os seus perfis para tirar dúvidas.
Você vai me dizer que para quem está começando o negócio é um custo muito alto contratar um profissional especializado. Sim! É verdade! Mas, a grande vantagem, e por isso o título de rainha da mídia, é que, além de seu baixo custo como ferramenta de marketing/comunicação, tem a facilidade de ser bem usada por qualquer pessoa que tenha a mínima aptidão por tecnologia. Existem ferramentas para organização de conteúdo e postagem que pode te ajudar nesse processo. Algumas disponíveis free na internet que explicam como receita de bolo.
Porém, faço uma ressalva sobre elas: às vezes a receita pode funcionar para uns, mas não para outros. Por isso, ter uma orientação inicial faz toda a diferença. É importante que você entenda que cada rede social tem funções e características distintas (quais são essas funções?), que elas possuem públicos diferentes (e tem isso?) e que, às vezes, você não precisa usar o snapchat (oi?) por que todos estão falando dele. E o mais importante: que você saiba utilizar suas redes para as pessoas se relacionar com você, a sua marca e o seu produto/serviço.
E sabe a boa notícia? A gente pode te ajudar nisso! Tem um curso super bacana, que vai acontecer dias 12 e 13/03, ministrado pela Gaveta do Pensamento: "SENDO O SOCIAL MEDIA DO MEU PRÓPRIO NEGÓCIO". Vamos falar as principais redes sociais e o potencial delas para negócio, como postar conteúdos em imagem ou vídeo de forma simples e fazendo bonito, elaborar pequenos planejamentos para organizar a vida de quem cuida de mil atividades na empresa e, principalmente, como utilizar a internet como ferramenta de SAC.
Todas as informações aqui nesse link: http://goo.gl/arr638
E se tiver dúvidas, estamos aqui para te ajudar!
Até!
p.s: o título do post é em homenagem ao carnaval, com a música da rainha má Daniela Mercury.