Reflexões sobre o CONARH 2019 - parte 01
Pela primeira vez, tive a oportunidade de participar do CONARH (Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas) com o tema #Humanize e os aprendizados e reflexões ainda estão sendo produzidos em meu cotidiano, por isto vou compartilhá-los. Como a imersão nos três dias de evento gerou muito conteúdo, vou dividir em três subtemas: Pessoas, Negócios e Tendências.
CONARH 2019 - Pessoas
Vou começar por este tema, pois na palestra de abertura tivemos a presença do Dr. Hunter Doherty “Patch” Adams com o tema o Amor é Contagioso. Sim, foi sua história que inspirou o famoso filme “Patch Adams”, estrelado por Robin Williams (não conhece? tem no @Netflix. #ficaadica). Sua palestra foi um misto de clown com exemplo de vida de alguém que, realmente, VIVE O QUE DIZ. Ele acredita que deveríamos ter uma disciplina chamada AMOR desde o ensino básico (olha que boa ideia). Crítico incisivo da tecnologia, diz que não tem smartphone e acredita que isto só nos faz afastar das pessoas, eu mesmo o fiz uma pergunta sobre como a tecnologia poderia ajudar a conectar pessoas ao redor do mundo em favor do amor, mas ele não acredita nisso (uma pena, mas entendo seu ponto de vista).
No mesmo dia, assisti a palestra do Rick Chesther, o vendedor de água de que viralizou com o vídeo “Pega a Visão” (se não viu, clique aqui), mostrando como, mesmo em tempos de crise, quem corre atrás, trabalha duro, chega lá. Esta palestra poderia estar no meu post sobre o “CONARH Negócios”, mas um ponto que ele destacou muito foi a invisibilidade de pessoas pelas atividades exercidas (faxineiros, porteiros, seguranças, camelôs, etc) e que nos faz refletir como agimos enquanto seres humanos, mas do que entendermos todo seu raciocínio e batalha dura para “vencer na vida”, o que também é questionado, pois para vencer é preciso contratos milionários? Mas, com sua simplicidade de alguém que saiu da periferia e hoje é autor de livros, palestrante e garoto-propaganda do Santander e Casas Bahia, Rick Chester encanta pela sua simpatia e nos mostra que NUNCA DEVEMOS JULGAR AS PESSOAS e cita que:
“o problema do Brasil não está só na economia, mas como tratamos as pessoas.” @RickChesther
Continuando no subtema humanizando não poderia deixar de citar o painel "Competência humana, tecnologia e liderança" que aconteceu no dia 14/08 e contou com a presença do Presidente da Safran Helicopter Engines Brasil e America Latina, François Haas, da Major Karla Lessa Alvarenga Leal, Tenente-Coronel Alessandro Gomes Rodrigues, ambos do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e que participaram ativamente da Operação de Resgate em Brumadinho e que foram os protagonistas, contando como aconteceu (metodologia, ferramentas, organização) esta operação que tanto nos impactou. O silêncio e lágrimas tomaram conta da plateia. Vimos como nós somos frágeis e a importância de se ter métodos, liderança e agilidade em todo tipo de projeto/operação/empresa.
Finalizando este subtema “Pessoas”, percebi que o foco do CONARH são as pessoas (como não poderia ser diferente) e outros dois palestrantes estiveram presentes falando sobre VALORES, que foi a atriz Denise Fraga e o cantor Toni Garrido, que abordaram a importância das afetuosidades em nossa sociedade, ela citando a gentileza e ele o respeito como norteadores das relações humanas.
Semana que vem, postarei sobre o subtema "Negócios".
Desenvolvimento profissional e pessoal
5 aHá 17 anos atuo em lideranca de equipes e olhar o ser humano sempre causa o melhor impacto. Antes do cargo, dos acertos e erros, quem está ali de verdade, quais suas expectativas e necessidades. Cuidar das pessoas é humano e traz resultados incríveis.