Ressignificar para fazer sentido
Canva - Juliana Soares

Ressignificar para fazer sentido

Eu não sei se você compartilha comigo dessa sensação, mas há três semanas eu sinto estar “perdida”.

Quando o ano estava começando, logo após o Carnaval, o mercado reaquecendo, contatos e projetos em andamento e, de repente, pandemia do COVID-19. Sabe a “tela azul” que aparecia antigamente quando o computador travava? Então, essa era eu nos primeiros dias da quarentena.

Já não bastasse todas as dificuldades normais de ser microempreendedora, veio mais esse balde de água congelante. Ok, tudo bem, o baque foi grande, mas não pode nos invalidar. E, depois que o impacto passa, passamos a ver o problema em sua versão macro e, então, nossos “problemas” tornam-se ínfimos.

O que fazer, então, diante de tudo isso? Para mim, a resposta é ressignificar, é extrair aprendizados e coisas boas de situações que aparentam ser somente negativas e tristes.

É fato que não podemos negar os dados e os números tristes de contágio e mortes que a pandemia está causando em todo o mundo. Mas podemos escolher sempre: o copo meio cheio ou meio vazio.

Eu vejo sim os dados e informações tristes da realidade através dos meios de comunicação... Mas, para equilibrar a balança, também escolhi ver as maravilhosas ações de solidariedade e união entre todas as pessoas no mundo todo. Repare como estamos nos movendo para uma transformação interior dos nossos valores e conceitos de prioridade e como a natureza está “renascendo” com esse tempo de “respiro” que estamos vivendo – menos fluxo, menos poluição e mais possibilidades de regeneração (aliás, esse é o objetivo final disso tudo).

Se queremos um mundo melhor para nós e para as próximas gerações, teremos que enfrentar esse momento ressignificando e não se revoltando. Do contrário, vamos encarar a pandemia como uma grande catástrofe mundial que só veio para acabar com vidas – o que, cá entre nós, sabemos que não procede.

Por isso, ressignifique seu tempo, seu trabalho, seus relacionamentos, seus valores, suas prioridades. A hora é agora e nunca fez tanto sentido desacelerar lá fora para aquecer o coração aqui dentro, nos núcleos familiares.

Eu acredito que sairemos desta crise verdadeiramente fortalecidos, mesmo com todas as dificuldades econômicas que com certeza enfrentaremos. E desejo que você também possa compartilhar comigo deste mesmo otimismo, pois nossos pensamentos e sentimentos vibram como ondas magnéticas para o universo. Já parou para pensar o que você está vibrando para ajudar o planeta nesse momento? E aqui não estamos falando de religiões, estamos falando de união pelo bem comum.  

Por mais que todos os dados e notícias nos levem a uma sensação de tristeza, insegurança e negativismo, vamos tentar ressignificar para que possamos continuar perseverantes e positivos em nossa jornada, seja ela qual for.

Mais do que nunca, estamos aprendendo que não faz mais sentindo pensarmos no “eu” quando fazemos parte do “nós”.

E assim, eu te desejo uma semana com muita serenidade e otimismo!

#FiqueBem #FiqueEmCasa

Obs.: a palavra “ressignificar” da imagem deste artigo foi escrita ortograficamente incorreta propositalmente.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos