Revolução digital e a nova geração de profissionais e gestores da saúde
O mundo está cada vez mais digitalizado. E isso é um fato! Todos os setores, negócios e áreas, estão sendo empurrados pela avalanche da revolução digital, para acompanhar as demandas e a evolução natural da tecnologia.
Com essa evolução, é essencial refletir sobre a importância da tecnologia na formação e aprimoramento dos profissionais de saúde, analisando o cenário do passado e as necessidades presentes, além de entender como essas mudanças impactam o atendimento ao paciente.
Por exemplo, antigamente os estudantes de medicina precisavam estar totalmente focados em suas habilidades clínicas tradicionais, com estudos e experiências presenciais para que a sua carreira tivesse um sucesso considerável. Atualmente, para ser considerado um bom profissional, esse estudante ou médico já formado, precisa estar intrinsecamente ligado e conectado com a tecnologia, dentro e fora das faculdades e instituições.
Recomendados pelo LinkedIn
Isso porque o setor da saúde passou a aderir, nos últimos anos, soluções digitais que ‘’obrigam’’ esses profissionais a desenvolverem novas habilidades, além das competências clínicas, é necessário um profundo entendimento de tecnologias emergentes, como inteligência artificial (IA), telemedicina e automação de processos etc.
Toda essa revolução e evolução digital, direcionam o profissional da saúde para uma única direção: estarem sempre atualizados para garantir um atendimento seguro e eficaz. Na prática, isso significa que a adoção de novos conhecimentos sobre as tecnologias digitais permitem um diagnóstico mais rápido e preciso, tratamentos mais personalizados e uma experiência mais eficiente e humanizada para o paciente.
Por fim, podemos dizer que isso é muito mais que uma tendência, é uma transformação necessária para acompanhar as exigências de um mundo em constante evolução. E para os profissionais e gestores de saúde, a incorporação dessas novas competências tecnológicas resulta em um atendimento ao paciente mais preciso, personalizado e acessível, cumprindo a promessa da revolução digital: transformar a saúde de maneira que beneficie a todos.