RFID no Varejo: Aplicação de etiquetas na origem - Benefícios às fábricas
É natural que a maior parte dos projetos de RFID para o varejo, se iniciem nas fábricas. É lá que as etiquetas RFID serão aplicadas, apesar de ser plenamente possível "rodar" um projeto de RFID com etiquetas sendo aplicadas no CD durante todo o tempo do programa. Já se aplicado na origem (fábricas), pode ser por etiquetas já recebidas pré-codificadas, ou através de uma infra-estrutura de Bureau criada no local (com impressoras e software específico para controle das impressoras).
No caso do recebimento de Bureaus, há toda uma infra-estrutura de software, que permite às fábricas solicitarem etiquetas de seu provedor de etiquetas, a partir de pedidos integrados ao varejista. Assim que um pedido é feito pelo varejista, esta lista completa estará disponível em um portal de pedidos (página web), para que a fábrica faça a solicitação. Feita esta solicitação, o Bureau de impressão centralizado executará o job de codificação das etiquetas obedecendo as informações do pedido (SKUs e quantidades). Posteriormente, as etiquetas são enviadas às fábricas para a aplicação.
Um aspecto importante é sobre, como as fábricas podem também se beneficiar do uso da tecnologia RFID. Cito abaixo alguns desses benefícios, aplicáveis às fábricas:
- Aumento em produtividade através do melhor nível de informação (controle de peças em cada etapa do processo de produção), muito útil em um processo de melhoria contínua;
- Redução do desperdício de insumos, caso seja aplicado RFID nestes;
- Melhoria na rastreabilidade da informação, para fins de averiguação, quando houverem queixas do cliente final em relação aos lotes;
- Aumento da acurácia, obtida através de inventários frequentes na fábrica;
- Redução dos erros de expedição ao cliente final, através de terminais de leitura (tuneis e portais RFID);
- Potencial redução dos custos de mão-de-obra, principalmente em atividades de gestão de estoque;
- Aumento da automatização de processos.
GRUPO CCRR
O Grupo CCRR teve início em 2011 com a fusão de duas grandes empresas com mais de 35 anos de atuação: a Colacril, a maior indústria brasileira de autoadesivos com forte atuação na América Latina, e a RR Etiquetas, a maior convertedora nacional de etiquetas autoadesivas para varejo, indústria e serviços. Nesse mesmo ano, o Grupo CCRR passou a integrar um fundo de Private Equity. Em 2012 foi criada uma nova unidade de negócios do grupo, representada pela marca CCRR RFID, que fabrica e comercializa etiquetas e equipamentos com a tecnologia RFID (identificação por radiofrequência). Atualmente o Grupo CCRR contribui fortemente para o desenvolvimento de todo o setor ao aliar amplo portfólio de produtos à competência técnica e um modelo de gestão eficiente, contando também com espírito empreendedor e capacidade de investimento.
Acesse: www.rfidccrr.com.br