RFID no Varejo: Boas práticas - Time do projeto
É uma boa prática (das mais importantes), a que exista um time dedicado ao projeto RFID. Há um momento em que a empresa já se decidiu por seguir adiante na tecnologia RFID. Muito provavelmente isto ocorra antes da finalização da fase de projeto piloto, pois estrategicamente, o varejista compreende que o RFID pode se tornar um divisor de águas na história da empresa, por ser a infra-estrutura básica que permitirá inúmeras novas experiências aos clientes, sejam em lojas ou no meio digital.
Neste momento, em que a empresa tem uma sinalização estratégica de que o RFID será uma realidade, é importante que o varejista já comece a pensar e agir, para a montagem do time do projeto RFID e que este esteja 100% alocado no projeto (dedicação Full Time). Dentre as tarefas principais deste time, destaco:
- Definição dos objetivos operacionais e financeiros do projeto;
- Gerenciamento do projeto, indicando aqui a principalmente, a metodologia a ser adotada para o gerenciamento;
- Gestão da mudança, para a visibilidade completa de todos os processos operacionais que sofrerão alterações (grande maioria, para melhor), bem como treinamentos, responsáveis pelos mesmos e toda a comunicação do projeto;
- Gestão de compras, considerando: - Definição dos modelos de etiquetas a serem adotados no programa RFID; - Definição da solução de software, requisitos, integrações e casos de uso envolvidos, além das customizações necessárias; - Definição do Hardware RFID a ser adotado no programa RFID; - SLAs de atendimento por parte dos fornecedores; - infra-estrutura de TI de lojas, centros de distribuição e fábricas; - gestão de fornecedores, com processos, treinamentos e manuais para aplicação de etiquetas.
Do ponto de vista de equipe, este time do varejista, deverá ter competências nas áreas de gerenciamento de projetos, gestão de compras, Infra-estrutura de TI e demais processos de TI do varejo, operação de lojas, gestão de fornecedores etc. Além é claro de um time de executivos do varejo (diretoria) com grande envolvimento no projeto, pois trata-se de grande responsabildiade e é preciso ter a atuação deste time.
GRUPO CCRR
O Grupo CCRR teve início em 2011 com a fusão de duas grandes empresas com mais de 35 anos de atuação: a Colacril, a maior indústria brasileira de autoadesivos com forte atuação na América Latina, e a RR Etiquetas, a maior convertedora nacional de etiquetas autoadesivas para varejo, indústria e serviços. Nesse mesmo ano, o Grupo CCRR passou a integrar um fundo de Private Equity. Em 2012 foi criada uma nova unidade de negócios do grupo, representada pela marca CCRR RFID, que fabrica e comercializa etiquetas e equipamentos com a tecnologia RFID (identificação por radiofrequência). Atualmente o Grupo CCRR contribui fortemente para o desenvolvimento de todo o setor ao aliar amplo portfólio de produtos à competência técnica e um modelo de gestão eficiente, contando também com espírito empreendedor e capacidade de investimento.
Acesse: www.rfidccrr.com.br