RFID no Varejo: Benefícios às fábricas - Auditoria de etiquetagem
Se o processo de aplicação de etiquetas é chave em uma operação fabril, a auditoria das etiquetagens deve ocorrer de forma sistêmica para garantir a qualidade da mesma. Tudo se inicia com o entendimento claro dos benefícios que serão obtidos com a implementação da tecnologia. Quando a equipe de fábrica entende o porque da implementação, este time compra a ideia. É importante sempre dar esta clareza à equipe. Passados os treinamentos de aplicação de etiquetas (considerando por exemplo, diferentes tipos de etiquetas a serem aplicadas), é necessário um processo de auditoria.
Um processo de auditoria de aplicação de etiquetas em fábricas, deve contemplar os seguintes aspectos:
- Aplicação da etiqueta: em amostragens realizadas nos pedidos, identificar se aplicação da etiqueta seguiu procedimentos definidos. Havendo erros e discrepâncias (que normalmente ocorrem no início do programa), deve-se reforçar com os treinamentos à equipe, para esta melhoria contínua;
- Leitura: com a adoção de terminais móveis, é possível verificar rapidamente, se as etiquetas estão com boa performance de leitura, realizando assim uma capacidade de identificação, conforme o SKU da peça. Divergências entre produto e código aplicado na etiqueta serão identificadas;
- Múltiplas etiquetas: se na fábrica existem diferentes tipos de etiquetas RFID utilizadas, deve-se perceber se há a conformidade de produto vs etiqueta a ser aplicada.
O muito importante que as fábricas adotem uma comunicação clara aos colaboradores, com manuais, vídeos, treinamentos e auditorias. Este processo é contínuo no programa. Se considerarmos a rotatividade em fábricas, gera portanto uma dependência maior do programa de treinamentos e auditorias contínuo.
Muitas fábricas ou confecções pequenas, não possuem uma estrutura razoável para implementar tais programas e o varejista terá que dar o suporte no tema, em conjunto com todos os parceiros envolvidos no programa RFID.
GRUPO CCRR
O Grupo CCRR teve início em 2011 com a fusão de duas grandes empresas com mais de 35 anos de atuação: a Colacril, a maior indústria brasileira de autoadesivos com forte atuação na América Latina, e a RR Etiquetas, a maior convertedora nacional de etiquetas autoadesivas para varejo, indústria e serviços. Nesse mesmo ano, o Grupo CCRR passou a integrar um fundo de Private Equity. Em 2012 foi criada uma nova unidade de negócios do grupo, representada pela marca CCRR RFID, que fabrica e comercializa etiquetas e equipamentos com a tecnologia RFID (identificação por radiofrequência). Atualmente o Grupo CCRR contribui fortemente para o desenvolvimento de todo o setor ao aliar amplo portfólio de produtos à competência técnica e um modelo de gestão eficiente, contando também com espírito empreendedor e capacidade de investimento.
Acesse: www.rfidccrr.com.br