Ritmo alfa: inovar, aprender, enxergar em profundidade

Mas lento que o estado de vigília beta e mais rápido que o estado de sonolência teta, o estado alfa es um ritmo lento que nos permite aprender e enxergar a realidade de uma forma jamais imaginada.

Nos permite estudar em meio a um caos de uma viagem de ónibus com a concentração de que teríamos num parque calmo ouvindo o canto dos passarinhos.

Conseguimos ler apenas uma vez e nunca mais esquecer, diferentemente a quando estamos em beta, que precisamos ir e voltar na leitura para compreender o texto, principalmente de assuntos técnicos, como calculo integral, demonstrações de fenômenos químicos e/ou físicos, etc,..

Vemos, ouvimos, sentimos pelo tacto, de forma kinestésica, muito mais. E uma rara sensação pois até a passagem do tempo conseguimos modular: fazendo passar mais lentamente o mais rápido, como fazemos no controle de um vídeo. Agindo assim, nada se nos escapa, registramos todos os detalhes, compreendendo o que antes se nos ocultava, e aparecia como barreira instransponível.

Este recurso apareceu para mi quando com apenas 17 anos, viajando 3 horas por dia para a faculdade(ida e volta), assistindo 5 horas de aula, trabalhando mais 6 horas e estudando,..mais quase nada por falta de tempo e disposição, não conseguia progredir em meus estudos.

Treine exaustivamente a forma entrar em alfa, e o que é mais importante treine a forma de estar ligado nesse ritmo, pois sempre estamos nele acordando ou adormecendo, portanto desligados, desconcentrados.

Nisto existe a grande confusão das pessoas com relação a alfa, pois são erroneamente induzidas pelos gurus, a entrar de forma passiva, relaxando e tal, achando que e tipo a prática de yoga ou qualquer coisa do tipo sem o menor sentido.

Entrando dessa forma: jamais irão a aprender, inovar, enxergar, ao contrário estão se desligando, portanto ficando cegos, surdos e insensíveis.

A forma certa é entrar de forma ATIVA e não passiva, essa é a chave. Existem muitos sites que ensinam como fazer isso, e o difícil e escolher o certo. Mais se busca "entrar em alfa de forma ativa", já estará no rumo certo.

Voltando ao relato crono, depois de umas três semanas de treino conseguia estudar em casa, ou na biblioteca da faculdade com rendimento superior a 5 vezes, ou seja aprendia em uma hora o que antes levava 5.

Depois de 2 anos, conseguia entrar em alfa dentro do ônibus e ainda aprender da mesma forma. Entrava em alfa em segundos, quando no começo precisava de pelo menos 5 minutos. Também conseguia sair e voltar, entrando em beta para poder descer no ponto certo p.ex.

Com o passar do tempo e aperfeiçoando a técnica, consegui entrar em alfa no meio de uma aula, e de até numa reunião.

Durante meu trabalho em fábricas, como Diretor Industrial bombardeado constantemente por problemas de todo tipo, o ritmo alfa me permitiu manter a calma, o controle total da situação. Conseguia afastar todas as emoções induzidas prejudiciais ao meu pensamento racional, enxergar rapidamente um leque enorme de soluções e resolver os problemas num fechar e abrir de olhos.

Inovar, criar, enfrentar desafios,.. se tornaram rotinas cotidianas fáceis, retro-alimentadoras da motivação constante, plenas. Me tornei um viciado em enfrentar desafios industrias e de todo tio, que até hoje são meu grande motivo de viver.

Com 68 anos de idade trabalho 12 horas por dia de segunda a sábado, e não me sinto cansado a menos que me faltem: desafios.

Uma observação interessante e que o fato de afastar as emoções, não permite a quem está no ritmo alfa fazer mal a ninguém. A explicação disso e que precisamente os motores da maldade estão contidos nos sentimentos de: raiva, egoísmo, inveja,..que agora estão apagados. Por isso chamo o ritmo do bem, da boa criatividade, da soma, da construção e do crescimento social já que preserva as relações.

Para quem gosta de livros: "O método Silva de controle mental de Silva"e um bom começo, mais limitado e velho, deve aperfeiçoar-se e para isso a internet e uma grande e poderosa aliada.


Andrei Ferri

Executivo comercial, consultor, assessor, em IVD, gerente comercial, key account, planejamento estratégico

7 a

Ótimo Manuel, vou ler mais à respeito, o assunto me interessa bastante, obrigado.

Obrigado pelo apóio, Yuri!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos