A Sabedoria das Florestas: Lidando com as adversidades
Poucos sabem, mas aos finais de semana, religiosamente, meu ritual da manhã gira em torno de sentar-me ao sol, mais precisamente na grama do Parque do Ibirapuera, tirar meus tênis para sentir meus pés conectados à terra, tomar minha água de coco e observar, por rápidos 15 minutos, a grandiosidade que a natureza nos proporciona. E, num dia desses, me peguei observando insistentemente uma grande árvore à minha frente. Isso me fez refletir e criar analogias aos momentos que passamos diariamente.
Minha primeira observação foi perceber que em nenhum momento as árvores brigam. Já nós, seres humanos, estamos sempre nos queixando de algo ou de alguém. Posso dar infinitos exemplos disso, mas pensei num bem didático para que possamos nos identificar...
Exemplo: Quando estamos parados no farol vermelho, basta que o motorista da frente não acelere o carro no exato segundo que o farol fica verde e já nos vemos no direito de buzinar.
Isso acontece a todo instante. Além disso, quando não tomamos cuidado, nossa mente vai aos poucos, adicionando novos detalhes a uma situação e quando menos esperamos, tudo já se transformou na pior coisa que qualquer pessoa poderia tolerar em vida.
Outro exemplo: "Meu chefe gritou comigo a tarde inteira!"
Eu posso estar enganado, mas eu duvido que alguém consiga gritar por 6h sem parar. Nem um cantor de Heavy Metal conseguiria tal proeza. (PS: Sem entrar no mérito dos direitos dos funcionários e deveres de seus chefes agora). Brincadeiras à parte, penso em como seria bom se conseguíssemos aceitar que as coisas simplesmente acontecem o tempo todo, sem a necessidade de carregarmos estas malas cheias de dor e sensações negativas.
Se puder refletir por um instante sobre suas dores do passado, no fundo perceberá que ajudaram no seu processo de transformação.
Aceite, O Vento Vai Soprar...
E, se a árvore, ao enfrentar uma ventania (adversidade), decidir orgulhosamente resistir e não balançar seus galhos e folhas na mesma direção do vento, provavelmente ela terá seus galhos destruídos. Quando uma árvore entende que curvar-se na direção do vento é o melhor para ela naquele momento, ela aceita que a adversidade está ali, mas que vai passar, ela será a maior beneficiária da situação. Tudo estará como antes, na mais completa calmaria.
"Quando deixamos de lutar contra o inevitável, liberamos uma energia que nos permite criar uma vida mais rica" - McCormick, Elsie.
Estamos aqui para te testar!
As adversidades vão existir. Elas estarão ali para nos testar a todo momento! Resta-nos saber como iremos lidar com tais situações. Peço, por favor, aos intelectuais de plantão, que permitam-me classificar isto como: Sabedoria, e termino este texto com uma citação de Luís Fernando Veríssimo, que nos convida a refletir um pouco mais sobre essa tão maravilhosa vida!
"Quando achamos que temos todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas." - Luís Fernando Veríssimo
E para você que chegou até aqui, divida um momento de reflexão junto à natureza ou conte como você lidou com uma situação adversa.. O que vier para somar e é muito bem-vindo aqui! :)
Advogado
4 aMuito bom o texto; linda reflexão! Parabéns!!! Continue escrevendo; precisamos parar e aprender com a Natureza, criada por um Deus Maravilhoso; ela tem muito o que nos ensinar.
Sales Director | SaaS B2B | Leadership | Mentor | Advisor
4 aBela analogia sobre a natureza e comportamento humano! Em tempos difíceis que provamos a nossa força e capacidade de superação, nasce um novo olhar.
Key Account Manager
4 aExcelente reflexão
Atacado Bo.bô
4 aDemais Fernando! O mundo clama por humanidade e ser solidários nos faz sentir úteis, ja que estamos todos vulneráveis! Voltaremos mais fortes!
Product Designer Pleno | UX & UI Designer | Especialista em UX Research | MBA em UX Design
4 aBrilhante sua analogia e excelente texto!