Se em 5 minutos você não descobrir quem é o idiota, o idiota é você.

Se em 5 minutos você não descobrir quem é o idiota, o idiota é você.

Oi,

Antes de iniciar a edição de hoje, quero compartilhar duas coisas muito especiais:

  1. Esta semana estou realizando o sonho da Paulinha criança e conhecendo o país que tanto sonhei - fica de olho que esse será o tema da próxima edição.
  2. Esta semana é a ÚLTIMA da Purple November. Isso quer dizer que você tem até sábado, 30/11, para garantir a sua vaga no Diagnóstico de Carreira com a melhor condição do ano. São 90% de desconto, algo inédito por aqui! 😱


Agora, sim, vamos começar?

“Paula, se em 5 minutos você não descobrir quem é o idiota em uma sala, é porque a idiota é você.”

Foi isso que ouvi de um chefe há uns 10 anos. Nunca me esqueço do Eduardinho Malvadeza (como carinhosamente eu e meus colegas apelidamos ele na época). Ele era exigente, direto, às vezes “insensível", mas também tinha seu lado generoso, impulsionador e o principal, foi um gestor que me ensinou MUITA coisa sobre a realidade do mercado de trabalho. 

E foi ele quem me disse a frase acima logo após eu ter saído arrasada de uma reunião. Eu tinha uns 23 anos, era analista na empresa e tinha acabado de fazer uma apresentação importante para as lideranças. 

Acontece que essa apresentação era em conjunto com outra área. E nós havíamos combinado um posicionamento, mas, na hora, o gerente dessa outra área seguiu por outro caminho me jogando na fogueira. Era como se toda a conversa e alinhamento que havíamos feito nunca tivesse existido. 

Travei, sabe?

Saí frustrada e com raiva, porque ele não havia seguido o combinado. Então fui reclamar com meu chefe, me sentindo a mais injustiçada, em busca de apoio moral e ele me solta uma dessas:

“Paula, se em 5 minutos você não descobrir quem é o idiota em uma sala, é porque a idiota é você.”

Duro, mas é a verdade. 

Ele seguiu dizendo: não é porque você não faria isso com as pessoas que elas não fariam com você. Não é porque você não manipula que não será manipulada. Você precisa ter mais malícia, ler o jogo, ou vai ser engolida aqui. 

Por essa e outras tantas situações, aprendi na marra, que a gente precisa “se armar”, quando lidamos com perfis desse tipo. Dados, provas, combinados, datas, tudo precisa estar na ponta da língua. 

Aprendi a importância de registrar tudo. De ter provas do meu trabalho e, principalmente, de não confiar 100% nas pessoas – minha mãe sempre disse “confie desconfiando", uma pena que às vezes só o conselho da nossa mãe não basta para a gente aprender... 

Você já passou por alguma situação parecida?

No fim, tudo isso se resume a desenvolver uma competência que alguns já conhecem bem: a leitura de cenário. A LDC, quando aplicada, representa a capacidade de perceber ambientes, situações e pessoas e assim se preparar para lidar com elas, considerando os melhores e piores cenários. 

Será que essa competência é bem desenvolvida em você? Ou será que você, assim como eu era no passado, é ainda um pouco “inocente”? 

O Diagnóstico de Carreira é perfeito para quem quer descobrir qual área da pirâmide da carreira moderna mais precisa de desenvolvimento. E eu já falei que essa oportunidade está com 90% OFF e na última semana, né?

Por fim, aqui vão algumas recomendações de como ser mais estratégico e fazer a leitura de cenário na prática:

  1. Faça uma análise dos seus pontos fortes e fracos. Assim você saberá como aproveitar melhores oportunidades e como se proteger do que pode ser uma ameaça para sua carreira.
  2. Ao entrar em um ambiente novo, vá com calma, não aponte erros nem queira fazer mudanças bruscas. Busque entender as dinâmicas de trabalho e as relações entre as pessoas.
  3. Saiba o timing certo de falar. Às vezes você vai ter que engolir sapo hoje para poder falar com mais propriedade amanhã.
  4. Construa o seu plano B. Dessa forma, caso aconteça um imprevisto, você não é pego desprevenido.


Antes de ir, deixo duas sugestões de vídeos para você entender mais sobre o que falamos hoje:

Agora me conta, o que achou da edição de hoje?

Ótima semana para você 💜 

Abraços,

Paula Boarin. 

Elen Oliveira

IE/ Metodologia 5S/ CIPA/ Libras/ Softskill

4 sem

Ótimo conselho

Nathália Caldas

Comunicação | Gestão | Marketing | Influenciadores | Estratégias B2B e B2C | Criação de Conteúdo

4 sem

Também tive gestores assim, e carrego aprendizados até hoje (por mais que na época não tivesse entendido). Mais nova, ouvi do meu pai: todo dia sai um malandro de casa e um otário. Se você ficar na dúvida de quem está sendo, é porque as coisas não estão boas pra você. (100% verdade).

Marcus Moro

Líder de Operações/Supervisor de Operações/Coordenador de Logística/Liderança/Gestão de Pessoas/SAP/WMS//E-Commerce/Fullfillment/Transportes/Armazenagem/Distribuição/KPIS/Gerencimento de Estoques

4 sem

Genial minha amiga Paula Boarin obrigado por compartilhar estas dicas importantes para o nosso dia-dia, para não parecermos "idiotas", abraços .

Nadson Diego Dantas Pereira

Service Desk N1 | Prestador de Suporte a clientes | Membro do comitê de DEI&P

4 sem

Como disse a Patrícia Cristina Moia quem nunca passou por isso? Por vezes, somos enganados. Complemento! Ou nos deixamos enganar. O importante são os aprendizados que tiramos e aproveitamos dessas situações. Um deles é aprender e não confundir colegas com amigos. Outro aprendizado é a não generalização. Nem todos agiram com você da forma como você age com elas . Acredito que algumas pessoas tendem a confundir gentileza com burrice e tentam se aproveitar de todos que podem. O mundo corporativo tem dessas coisas. Fatidicamente, elas também são vitimas de si mesmas e acabam também atraindo, por vezes, esse tipo de "persona non grata". Ou seja , correm o serio risco de na onda de surfar em outros, também serem utilizadas como onda a ser surfada.

Leidiane Alves

Secretaria Escolar|Técnico em Secretariado Escolar|Analista Educacional|Assistente|Rotinas de Instituições Educacionais|Educação Coorporativa|Auxiliar de Licitações

4 sem

Dicas válidas.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos