Se em 5 minutos você não descobrir quem é o idiota, o idiota é você.
Oi,
Antes de iniciar a edição de hoje, quero compartilhar duas coisas muito especiais:
Agora, sim, vamos começar?
“Paula, se em 5 minutos você não descobrir quem é o idiota em uma sala, é porque a idiota é você.”
Foi isso que ouvi de um chefe há uns 10 anos. Nunca me esqueço do Eduardinho Malvadeza (como carinhosamente eu e meus colegas apelidamos ele na época). Ele era exigente, direto, às vezes “insensível", mas também tinha seu lado generoso, impulsionador e o principal, foi um gestor que me ensinou MUITA coisa sobre a realidade do mercado de trabalho.
E foi ele quem me disse a frase acima logo após eu ter saído arrasada de uma reunião. Eu tinha uns 23 anos, era analista na empresa e tinha acabado de fazer uma apresentação importante para as lideranças.
Acontece que essa apresentação era em conjunto com outra área. E nós havíamos combinado um posicionamento, mas, na hora, o gerente dessa outra área seguiu por outro caminho me jogando na fogueira. Era como se toda a conversa e alinhamento que havíamos feito nunca tivesse existido.
Travei, sabe?
Saí frustrada e com raiva, porque ele não havia seguido o combinado. Então fui reclamar com meu chefe, me sentindo a mais injustiçada, em busca de apoio moral e ele me solta uma dessas:
“Paula, se em 5 minutos você não descobrir quem é o idiota em uma sala, é porque a idiota é você.”
Duro, mas é a verdade.
Ele seguiu dizendo: não é porque você não faria isso com as pessoas que elas não fariam com você. Não é porque você não manipula que não será manipulada. Você precisa ter mais malícia, ler o jogo, ou vai ser engolida aqui.
Por essa e outras tantas situações, aprendi na marra, que a gente precisa “se armar”, quando lidamos com perfis desse tipo. Dados, provas, combinados, datas, tudo precisa estar na ponta da língua.
Recomendados pelo LinkedIn
Aprendi a importância de registrar tudo. De ter provas do meu trabalho e, principalmente, de não confiar 100% nas pessoas – minha mãe sempre disse “confie desconfiando", uma pena que às vezes só o conselho da nossa mãe não basta para a gente aprender...
Você já passou por alguma situação parecida?
No fim, tudo isso se resume a desenvolver uma competência que alguns já conhecem bem: a leitura de cenário. A LDC, quando aplicada, representa a capacidade de perceber ambientes, situações e pessoas e assim se preparar para lidar com elas, considerando os melhores e piores cenários.
Será que essa competência é bem desenvolvida em você? Ou será que você, assim como eu era no passado, é ainda um pouco “inocente”?
O Diagnóstico de Carreira é perfeito para quem quer descobrir qual área da pirâmide da carreira moderna mais precisa de desenvolvimento. E eu já falei que essa oportunidade está com 90% OFF e na última semana, né?
Por fim, aqui vão algumas recomendações de como ser mais estratégico e fazer a leitura de cenário na prática:
Antes de ir, deixo duas sugestões de vídeos para você entender mais sobre o que falamos hoje:
Agora me conta, o que achou da edição de hoje?
Ótima semana para você 💜
Abraços,
Paula Boarin.
IE/ Metodologia 5S/ CIPA/ Libras/ Softskill
4 semÓtimo conselho
Comunicação | Gestão | Marketing | Influenciadores | Estratégias B2B e B2C | Criação de Conteúdo
4 semTambém tive gestores assim, e carrego aprendizados até hoje (por mais que na época não tivesse entendido). Mais nova, ouvi do meu pai: todo dia sai um malandro de casa e um otário. Se você ficar na dúvida de quem está sendo, é porque as coisas não estão boas pra você. (100% verdade).
Líder de Operações/Supervisor de Operações/Coordenador de Logística/Liderança/Gestão de Pessoas/SAP/WMS//E-Commerce/Fullfillment/Transportes/Armazenagem/Distribuição/KPIS/Gerencimento de Estoques
4 semGenial minha amiga Paula Boarin obrigado por compartilhar estas dicas importantes para o nosso dia-dia, para não parecermos "idiotas", abraços .
Service Desk N1 | Prestador de Suporte a clientes | Membro do comitê de DEI&P
4 semComo disse a Patrícia Cristina Moia quem nunca passou por isso? Por vezes, somos enganados. Complemento! Ou nos deixamos enganar. O importante são os aprendizados que tiramos e aproveitamos dessas situações. Um deles é aprender e não confundir colegas com amigos. Outro aprendizado é a não generalização. Nem todos agiram com você da forma como você age com elas . Acredito que algumas pessoas tendem a confundir gentileza com burrice e tentam se aproveitar de todos que podem. O mundo corporativo tem dessas coisas. Fatidicamente, elas também são vitimas de si mesmas e acabam também atraindo, por vezes, esse tipo de "persona non grata". Ou seja , correm o serio risco de na onda de surfar em outros, também serem utilizadas como onda a ser surfada.
Secretaria Escolar|Técnico em Secretariado Escolar|Analista Educacional|Assistente|Rotinas de Instituições Educacionais|Educação Coorporativa|Auxiliar de Licitações
4 semDicas válidas.