Se você não contar a sua história, outro irá contar - e do jeito dele!
A frase que escolhi para o título deste artigo é uma das que uso repetidamente quando vou iniciar um trabalho de comunicação interna para um cliente - "se você não contar a sua história, outro irá contar - e do jeito dele". Vejo muitas empresas deixaram sua história guardada, sem que os colaboradores tenham a oportunidade de conhecer sua origem, seu propósito e, com isso, perdem a chance de se conectarem genuinamente com as pessoas que estão construindo essa história.
Na Comunicação Interna uma empresa é considerada uma pessoa - jurídica, mas com personalidade. É possível construir a persona dessa empresa, com características de personalidade, tom de voz, linguagem, preferências, etc. Essa persona tem um passado, um presente e um futuro e quer (e precisa) que sua audiência saiba disso! Falar de suas conquistas, suas dificuldades, seus sonhos, seus objetivos - tudo isso traz conexão e aproxima as pessoas com os mesmos ideais.
Então, quando uma empresa resume sua comunicação interna a comunicados oficiais sobre feriados, benefícios e algumas datas comemorativas ela está perdendo uma oportunidade de ouro de trazer seus colaboradores para essa jornada rumo ao seu futuro. O colaborador quer isso, ele quer fazer parte, quer contribuir, quer ajudar a empresa a construir um futuro de sucesso. Mas sem saber para onde conduzir suas ações, ele se restringe a fazer aquilo que lhe é solicitado, e muitas vezes vai perdendo a paixão pelo trabalho e acaba se desligando da empresa.
Recomendados pelo LinkedIn
Contar sua história é se colocar como personagem principal. Conte a sua versão dos fatos. Não deixe a rádio corredor dar o tom e ser o canal oficial. Como falei no começo do artigo, se você não contar sua história, outro irá contar. E esse outro fará sua interpretação, dará seu ponto de vista - muitas vezes errôneo e cheio de insinuações prejudiciais ao seu negócio. Então, fale com seu público, crie esse hábito de compartilhar informações e você estará dando um rumo para as ações de seus equipes.
Como dizia o gato do filme Alice no País das Maravilhas; "para quem não sabe para onde ir, qualquer caminho serve". Então, gestor, diga para onde você quer ir e tenha certeza que seus colaboradores vão te ajudar a chegar lá!
Camila! Parabéns pelo texto! É um pensamento que comunga muito com os meus! Mais ainda nos processos de comunicação interna que são administrados próximos à mim.