SELIC caiu, e agora?
Há uns dias saiu à notícia de que a taxa SELIC tinha caído de 6,5 para 6% aa (e que provavelmente continuará caindo), algumas pessoas me perguntaram o que isso significava. Fiz esse texto pra tentar explicar de forma simples, sem economês o impacto dessa mudança.
A taxa SELIC é também conhecida como a taxa básica de juros da economia e o governo a utiliza, dentre outros objetivos, para equilibrar o nível da inflação com o crescimento (PIB). Quando o governo reduz essa taxa, ele deixa o dinheiro mais barato, mais acessível e isso incentiva o consumo.
Ah Vassem, então se quando o governo abaixa, fica mais fácil o consumo, por que não zerar logo essa taxa e fazer o país crescer? Bom, além de outros fatores que não focarei nesse texto sobre a atratividade do país x risco, se a taxa ficar baixa demais, gera uma forte pressão consumidora, fazendo os preços subirem desordenadamente, causando alta inflação.
Não podemos nos esquecer de que até início da década de 90 tínhamos um nível de inflação maior que 2.000% ao ano. Sim, isso quer dizer que os preços subiram dois mil por cento em um ano. Ou seja, impossível fazer qualquer investimento ou planos em um cenário desse.
Ok, passado essa rápida explicação teórica, o que isso impacta no dia a dia? Bom, se você for investidor conservador e se acostumou a “ganhar” 1% ao mês na renda fixa em 2014/15, sinto lhe informar que isso não existe mais. Lembro que tem uma enorme diferença entre o ganho real e nominal. Em 2015 a taxa de juros fechou o ano em 14,25% aa, o que possibilitava a ilusão de grandes ganhos, porém a inflação foi de 10,67% aa. E o que isso quer dizer? Que você até estava aparentemente ganhando mais, porém estava apenas corrigindo a inflação. Seu poder de compra real não evoluía.
Se você nunca cogitou investir em mercados variáveis, não tem problema. Não precisa se desesperar, mas já está na hora de buscar mais de conhecimento e começar a sentir o gosto de renda variável, o momento é favorável. Comece aos poucos, se tiver dúvidas, pode colocar aqui.
Falando agora de uma forma mais macro, o cenário é favorável para a economia, independente de política, estamos vivendo uma fase de juros baixos e inflação controlada. Além disso, boa parte das empresas tem capacidade ociosa, ou seja, conseguiriam aumentar a produção E GERAR EMPREGOS do jeito que estão.
Estamos caminhando para momentos interessantes daqui pra frente, as reformas sendo aprovadas, juros caindo, inflação sob controle.... E você, como andam seus planos de segundo semestre? E do ano que vem? Já começou? Não espere a oportunidade passar!
*Hishan Vassem é Economista, consultor financeiro, especialista em Gestão Empresarial e Gestão Estratégica de Pessoas, Professional e Self Coach um eterno apaixonado por Finanças Pessoais e Comportamento Humano.
CEA | MBA FGV FINANÇAS | MBA PAAP
5 a💪👊
Entregador técnico
5 aAlém da mudança na renda fixa , o que alterou pra quem tem dívida com o banco ?
CEA | MBA FGV FINANÇAS | MBA PAAP
5 aMuito bom! #MestreVassem 👏
Partner at TWTInfo
5 aMuitos falam que agora o Tesouro Direto deixou de ser vantajoso agora, a modalidade SELIC entendo, mas porque a prefixada ou IPCA também perderiam rentabilidade?
Funcionário militar na Policia do exercito
5 aEntendi agora mestre !