Será que um dia as inteligências artificiais vão substituir nossos empregos?

Será que um dia as inteligências artificiais vão substituir nossos empregos?

A mais recente novidade tem abalado um pouco as estruturas profissionais. O #ChatGPT promete (e tem cumprido) uma eficiência ímpar em respostas assertivas, textos muito bem construídos e até direcionamento para programação.

Isso levantou a questão: será que ainda vai ter emprego para algumas áreas?

Nós já vimos isso acontecer antes. Quando os sistemas de gestão chegaram, o medo foi o mesmo.

Desde os anos 90, quando os microcomputadores passaram a ser mais acessíveis às empresas de menor porte, essa questão da tecnologia substituir pessoas vem de forma mais latente.

O que acompanhamos foi as funções se transformando ao longo do tempo com o uso da tecnologia, e as empresas sempre continuaram precisando de pessoas para cumprir o seu propósito.

Desse modo, conforme os profissionais foram se adaptando à tecnologia, viu-se um maior mercado de trabalho. Novas áreas surgiram, novos processos foram desenvolvidos com o objetivo de realizar tarefas específicas no menor espaço de tempo e ao menor custo possível.

E os colaboradores foram treinados para trabalhar nestas novidades, exigindo-se maior entendimento e formação adequadas para que tudo pudesse ser executado.

Quanto mais a empresa sente a necessidade de se organizar, fica mais clara a urgência de implantar um sistema de gestão. Isso vale para todo tipo de empresa, desde a micro até as maiores.

Os sistemas de inteligência artificial, robóticos, gestão e outros servem para otimizar o tempo de produtividade

Nós precisamos dessas ferramentas para organizar de forma eficiente vários tipos de informação, como: dados dos clientes, vendas realizadas, compras não compensadas, receita do caixa, inventários, etc

Pensemos em como essas ações seriam mais dispendiosas e passíveis de erros se apenas os humanos realizassem.

Logo, um sistema de gestão é seu melhor aliado na organização da empresa e jamais será responsável por ocupar uma possível vaga humana.

Nós, humanos, somos o ativo mais importante de qualquer negócio.

A Connectuse acredita que a tecnologia e as pessoas andam juntas na evolução das empresas.

Vamos evoluir juntos?

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Applix Sistemas

Conferir tópicos