Tenha o fornecedor como um aliado na jornada de negócios
Estudar o mercado, conhecer os fornecedores, fazer cotações e conversar com eles. Todas essas ações você já sabe que são essenciais antes de fechar um negócio.
Contudo, criar um relacionamento de confiança e parceria com seus fornecedores faz toda diferença em momentos distintos, nessa jornada do empreendedorismo.
Longe de falar que se deve incluir sentimentalismo nas relações profissionais. Quando falamos de relacionamento aqui, trata-se se manter um diálogo sincero e aberto, conhecer os benefícios e facilitar caminhos.
Nas negociações
Ao iniciar esse processo, para ter essas conversas, deve-se conhecer bem as demandas da empresa, bem como a quantidade de produtos ou serviços de que precisa e o prazo em que necessita recebê-los.
Não basta que o negociador peça descontos, é necessário que ele conheça o mercado fim de respaldar a sua proposta de diminuição de valores.
Com a parceria firmada e negócios fechados, manter os pagamentos em dia e honrar os compromissos estipulados são formas que a empresa tem de preservar a sua marca e, ao mesmo tempo, pedir abatimentos.
E se isso não for possível?
O relacionamento com seu fornecedor é tão importante para pedir descontos, quanto para pedir prorrogação de prazos.
Não é improvável que sua empresa possa precisar renegociar algum prazo de pagamento.
Se isso acontecer, tenha em mente que ser transparente é a melhor opção.
Faça, antecipadamente, uma análise de fluxo de caixa para entender como anda o faturamento para os próximos meses e o que é possível oferecer na hora da negociação.
Assim como adquirir novos clientes não é tão simples, contratar novos fornecedores também não.
Mantenha as expectativas alinhadas e preze por uma parceria que tem rendido bons frutos.