Será que você realmente conhece a sua empresa?

Será que você realmente conhece a sua empresa?

Você sabe identificar quais são as principais dificuldades e “armadilhas” de quem está à frente de um negócio?

A principal delas é quando a liderança fica “presa” no dia-a-dia da operação, não tendo tempo para pensar na estratégia, profissionalização da gestão e novos negócios.

Este é um dos principais motivos que faz com que as empresas brasileiras apresentem ciclos de vida reduzidos, não possibilitando, na maioria das vezes, deixar um legado para familiares, colaboradores ou sociedade de uma forma geral.

Pensando em uma forma de mensurar os motivos e buscar soluções, a Conselho Construtivo realizou diagnósticos com diversas empresas de até 100 funcionários e diferentes ramos de atividade.

Entre os empresários que participaram deste processo, 73% disseram que no dia-a-dia da empresa gastam mais tempo com a operação do que com a estratégia. Não é a toa que o nível de profissionalização apurado nestas empresas foi de 4,5 em uma escala de 0 a 10.

Também avaliamos individualmente o nível de profissionalização da gestão financeira, planejamento, vendas, marketing, recursos humanos, produtos, operação, entre outras. O processo que apresentou o menor nível foi o planejamento (nota 3,5).

Para estes empresários que gastam mais tempo com a operação, existe um maior desequilíbrio entre a vida pessoal e profissional (nota 6,1) se comparado àqueles que equilibram o tempo entre os processos de operação e estratégia (nota 8,0).

Porque isso acontece? Quando estamos na operação do dia-a-dia não conseguimos ter um pensamento estratégico adequado. Apresentamos uma maior dificuldade em enxergar oportunidades para melhorar processos, liderar os colaboradores, potencializar os resultados de todas as áreas e pensar em inovação, novos negócios e parcerias. Isso trás um desgaste desnecessário de energia, tempo e falta de motivação.

Visando trazer estes elementos para o dia-a-dia dos empresários, a Conselho Construtivo criou métodos, ferramentas e a possibilidade de instaurar um conselho construtivo nas empresas.

Este processo visa desenvolver a liderança e implementar um processo de inteligência organizacional, que consiste em trazer elementos estratégicos, de desenvolvimento humano, coaching, planejamento, inovação, melhorias em processos e na gestão de colaboradores. Também auxilia em elevar o nível de consciência para tomada de decisões cada vez mais assertivas, rumo à profissionalização e crescimento. É a possibilidade de voltar a conhecer sua própria empresa e ter clareza dos melhores caminhos para alcançar resultados sustentáveis.

A criação deste modelo de negócios surgiu a partir de uma visão em comum entre os fundadores da Conselho Construtivo e este método faz parte do nosso propósito pessoal e profissional, pois não existe nada mais prazeroso (ao pensar em negócios) do que realizar um trabalho que gera satisfação, gratidão, resultados e ajuda aos empresários nos aspectos pessoais e profissionais, impactando também a família, amigos, entre outras áreas importantes da vida.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Marco Aurélio Chinatto

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos