Será que você vive a melhor estratégia jurídica para você?
fonte: Pixnio

Será que você vive a melhor estratégia jurídica para você?

Se você tem dinheiro aplicado certamente já respondeu um questionário que indicou um perfil de investidor, de conservador a arrojado. Dentre as opções de investimento disponíveis na instituição, será mostrado para você apenas o que está dentro do que você indicou como risco aceitável. Com o mesmo perfil, em outra instituição, outros produtos financeiros serão ofertados.

Este mesmo raciocínio pode ser aplicado em outras áreas da sua vida. A todo momento você está assumindo risco jurídico, contrata verbalmente e nem se dá conta – só vai lembrar de consultar advogados quando tem um problema concreto para resolver, que teria sido evitado se tivesse procurado uma orientação jurídica antes. A prevenção sempre sai mais barato.

No entanto, para você conseguir se prevenir de problemas jurídicos futuros você precisa tanto ter consciência de quais riscos aceita assumir quanto encontrar profissional da área jurídica com a visão de que processos judiciais precisam ser evitados: se você receber uma multa, por exemplo, e não for evidente que aconteceu um erro de fiscalização, eu vou orientar a pagá-la, comunicar a equipe e juntos vamos rever o procedimento (para não haver mais multas).

É claro que eu sei o quanto recorrer é conveniente para quem errou, pois disfarça o problema e, quando vier o pagamento tempos depois, vai parecer que é um problema do passado e as pessoas já podem estar trabalhando em outro lugar. Mas e para o empreendedor, para os sócios da empresa, o que é melhor? Descobrir o problema assim que acontece e aproveitar o desconto na multa ou recorrer para ter tempo de provisionar o valor que será pago (às vezes sem sequer ter conhecimento do que aconteceu)?

A resposta a esta pergunta dirá a estratégia jurídica mais adequada para você e qual profissional deverá procurar tanto na vida pessoal quanto nas atividades profissionais. Sem a sua orientação clara o jurídico vai sempre recorrer de notificações, multas e processos, pois fomos ensinados assim.

Estratégia jurídica não se aprende na faculdade de Direito, exige conhecer o perfil e a atividade do cliente e tem foco multidisciplinar. A ideia é evitar surpresas, entender os riscos que estão envolvidos antes de assumi-los.

Pensar assim é novo para você?

Para que as pessoas se familiarizem com esta forma de tomar decisão, utilizando estratégia jurídica olhando para seu perfil de risco jurídico e não só para números (ou copiando o concorrente), toda semana eu vou dar exemplos do que precisa ser pensado por empreendedores e gestores de negócio: vou escolher um artigo científico publicado a partir de 2020 em revista classificada pela CAPES para a área Direito e mostrar como aquela pesquisa científica pode, a partir do viés de usar o conhecimento jurídico estrategicamente, contribuir para a sua atividade profissional.

O projeto chama-se @18:59, pois todo domingo, às 18:59, no YouTube, haverá a estreia de um vídeo. Vou colocar o primeiro aqui embaixo e convido você a assinar meu canal e clicar no sino para receber as notificações dos próximos vídeos. Se tiver sugestões, serão bem-vindas :)

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos