Ser é uma decisão somente sua!

Ser é uma decisão somente sua!

Em sociologia, estar à margem significa estar à beira da sociedade, ou seja, não pertencer a ela e ser marginal não significa ser alguém que comete um crime, mas, sim, quem não se sente pertencendo a uma cultura ou excluído de um grupo social.

A lembrança do conceito me remeteu à imagem de alguém sem rumo, sem ter para onde ir e me fez pensar em quantas vezes nos sentimos assim, perdidos, à margem, seja na vida profissional, seja na vida pessoal. Sim, em alguns momentos da vida, nos tornamos marginais, sem saber onde nos situar. Parece que nada nos serve e que estamos sozinhos,sem conseguirmos nos enquadrar em grupo algum.

Frequentemente observo situações em que a pessoa não consegue “se encontrar na vida” e busca respostas, na tentativa de se sentir feliz. Isso ocorre, por exemplo, com profissionais que perderam seus empregos ou que querem mudar de carreira ou ainda com mulheres que se sentem obrigadas a escolher entre carreira e maternidade. As opções são muitas, mas a pessoa não se sente capaz de tomar uma decisão por não estar seguro de que será bem-sucedido na opção que escolher. Questionam seu passado, seu presente e querem se assegurar de que o seu futuro será promissor. Como resultado, ficam paralisadas pelo medo de errar e na incerteza, afastam-se de suas atividades, de seus círculos de relacionamentos e não fazem nem uma coisa e nem outra. Quanto mais se demoram em suas decisões, mais infelizes vão se tornando.

Quando não decidimos, não nos comprometemos verdadeiramente com o objetivo, não focamos e, portanto, não obteremos resultados. Nunca saberemos se o “outro caminho”, aquele que não escolhemos seria mais vantajoso e nunca poderemos afirmar que fizemos a melhor escolha até que sejam colhidos os frutos, sejam bons ou maus. A única certeza que sempre teremos é que sem uma decisão seremos levados pela vida e não realizaremos nossos sonhos.

Ser é uma decisão. Quem não se decide, corre o risco de não ser. Trilhar caminhos que não conhecemos, enfrentar desafios e batalhar são os pressupostos básicos para uma vida plena de realizações. Dar-se como presente uma decisão é um bom começo para a felicidade, que nada mais é do que realizar-se!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos