sobre a importância da compatibilidade cultural
Me candidatando para uma vaga, fui desafiada a, depois de assistir um vídeo sobre os 9 pilares culturais deles, responder a seguinte questão: "qual dos valores apresentados você mais se identifica".
Passei vários minutos pensando nisso. Foi uma pergunta tão simples, mas que no cotexto me fez refletir.
O contexto: há tempos eu não buscava vagas, e estava por fora de como são os processos de candidatura online. Então, fazê-lo em tempos de pandemia, está sendo bastante reflexivo.
Sei que o momento que estamos vivendo não é uma exclusividade do mercado brasileiro, e que profissionais no mundo todo estão passando por inúmeras dificuldades. É a humanidade passando por uma readequação cultural... e então, num processo de candidatura sou questionada sobre valores. (acredito que esse já fosse o processo de inscrição deles, independentemente deste cenário de pandemia, mas... ao receber o vídeo onde a CEO contava sobre a fundação da empresa, e depois um outro onde 9 integrantes daquele time explicavam, cada um deles, sobre os pilares culturais que regem a rotina deles na empresa, fiquei super pensativa!)
Como é possível, por uma apresentação, a empresa despertar no candidato a vontade de integrar aquele time? É isso que acontece quando há identificação? A compatibilidade faz fluir os pensamentos?
Todas essas perguntas passaram pela minha cabeça, e quis deixar registrado aqui, para se um dia eu precisar, consultar sobre como respondi:
Depois de assistir aos vídeos de apresentação fiquei super empolgada (!) principalmente porque me identifiquei bastante com os valores apresentados. Acho difícil escolher o que mais me identifico... vou falar sobre todos, pode? Hehehe
No geral, entendi que os 9 valores apresentados tenham muita relação entre si... Ser transparente e integro já nos faz entregar o que prometemos, e para fazer brilhar os olhos dos usuários as entregas têm que ter muita qualidade, são valores totalmente relacionados: um é a consequência do outro.
O profissional que entrega com qualidade aquilo que promete faz brilhar os olhos do cliente, e vira uma referência – das boas!
Além disso, somos uma geração faminta por viver numa sociedade onde valores como transparência e integridade sejam naturais. Acredito que a ética é uma daquelas características responsáveis pela seleção natural de indivíduos num ambiente. Se não tem, não sobrevive. Da mesma forma o inverso é verdadeiro. Já vivi uma situação profissional onde a transparência não fez parte do negócio, e foi péssimo! É o tipo de erro que ensina muito e que nunca mais vou cometer.
Mas, citando uma vivência em que a aplicação desses valores combinados trouxe sucesso, vale falar sobre a minha experiência X, e credito o sucesso a isso: entregávamos o que prometíamos, o cliente tinha a comprovação através dos resultados que alcançava pela usabilidade dos produtos e assim nos mantínhamos como referência no mercado!
Sobre o “senso de urgência” ressalto atenção a um ponto: requer maturidade para que não vire ansiedade e falta de produtividade.
É provável que as pessoas que não saibam lidar com isso componham o time dos nervosinhos, mas posso dizer com tranquilidade que sou do tipo nervoso! É arregaçar as mangas e fazer o que tem que ser feito, mesmo que não esteja no job description há atitudes que requerem expertise e maturidade. Atuando há tanto tempo na área comercial (nos últimos anos em startups) aprendi a lidar bem com isso. É essa experiência que me permite fazer mais com menos. Assim, o “juntos somos mais fortes” faz todo o sentido, pois quando um time inteiro sabe fazer mais com menos, torna-se imbatível.
Sendo uma profissional que se identifica com esses valores, se eu for inserida nesse ambiente, só me resta dizer que essa experiência vai dar certo!
COO e Co-founder na Gupy
4 aQue lindo!❤️
GMO - Gestão de Mudanças Organizacionais em Projetos de TI e Transformação Digital
4 aÂngela Ragnelli
CEO e cofundadora da Gupy l investidora anjo de mulheres fundadoras
4 aQue linda mensagem, Talita Vieira Rasquini! Muito obrigada pelo seu feedback, nos força continuarmos nos melhorando cada vez mais! Sucesso para você!!!
Talita Vieira Rasquini, que incrível saber que impactamos você já no processo seletivo a ponto de causar reflexões e ainda compartilhá-las com sua rede. Aqui, na Gupy, acreditamos que a nossa cultura é ponto-chave para continuarmos crescendo e transformando a comunidade de RH. Vamos continuar nos conhecendo :)