Somos todos preconceituosos, alguns (meus preferidos) em desconstrução...
Quando recebemos um vídeo (serve texto, imagem, charge, artigo, matéria... Você já entendeu, né?) sem sua fonte geradora, perdemos uma oportunidade incrível de ver que um Ser Humano é maior do que do suas crenças ideológicas.
Quando o Prof. Rogério Castilho me mandou este vídeo - pelo que agradeço muito - fui pesquisar para encontrar em HD e usar no meu trabalho sobre Diversidade & Inclusão. Encontrei o canal que criou a experiência e percebi que eu jamais teria procurado nada neste canal por que nem sequer teria digitado o termo e até me perguntei se eu veria algo tendo visto a fonte geradora ANTES... Receio que não... 😞
Quando participei do curso Neurociência para RH do Marco Fabossi , respondemos uma enquete sobre se somos ou não preconceituosos e respondi SIM, com uma ressalva: eu TENHO preconceitos, não SOU preconceituosa. Bem, a experiência com esse vídeo/canal que o produziu, confirma o que eu estudo e afirmo: TODOS nós temos preconceitos. Apenas não temos consciência de todos eles. Isso é neurologicamente impossível. Vamos descobrindo nossos preconceitos à medida em que aparecem e estamos abertos a uma revisão. O que me dá a certeza de não SER preconceituosa é exatamente o fato de que, imediatamente ao constatar (tomar consciência) que tive um preconceito, eu o edito.
É isso que estou fazendo agora, compartilhando o produto diretamente do produtor/criador.
Recomendados pelo LinkedIn
Meu pedido - e até sugestão é: Comece a ler/ver conteúdos ANTES de ver a fonte e procure pensar por si mesmo(a) o que esse conteúdo significa para você. E, caso você veja a fonte antes de ler/assistir, não deixe de fazê-lo só porque se tratar de uma ideologia, fé, religião ou opinião diferente da sua. Você pode se surpreender com o impacto positivo sobre você.
Como disse Caetano Veloso:
"Eu não espero pelo dia em que todos os homens concordem, apenas sei de diversas harmonias bonitas, possíveis, sem juízo final."
Consultora em Desenvolvimento Humano - Coach Executiva - Mediadora de Conflitos - Mentora - Liderança - Equipes.
2 aQuando leio que « tenho preconceito » e não que « sou preconceituosa » sinto-me mais encorajada à transformação … percebo que é possível transformar um comportamento. Grata pelo olhar 👀
Gerente de novos negócios na PinPag | Análise de viabilidade de negócios
2 aEita! Pela fonte eu teria preconceito, mas acabei de editar. O conteúdo é o mais importante. Obrigada pela reflexão.