Soul ... Qual é o seu propósito?
E ele disse "A música é minha missão!"

Soul ... Qual é o seu propósito?

Eu costumo pensar que os filmes da Pixar tem a fórmula do ser humano e facilmente nos emocionam. Recentemente, vi o filme Soul e sendo sincero foi um dos filmes que mais mexeu comigo. Diferente de Toy Story que trata do amadurecimento e amizade, Divertida Mente que fala sobre compreender e viver nossas emoções ou de Up! altas aventuras que fala sobre superação e esperança (minha opinião). Esse filme se encaixou perfeitamente nos meus problemas pessoais e profissionais que tenho vivido nos últimos 10 anos, e eu queria compartilhar com você trechos da minha história fazendo algumas menções do filme, sem Spoiler, obviamente.

Após me forma em Administração eu acreditava que podia abraçar o mundo e tudo seria perfeitamente controlável. Me dediquei a abrir uma empresa de cursos profissionalizante e lecionei sobre administração, fui tutor em faculdades EaD e fui empreendedor num curto período de tempo. E no transcorrer da minha jornada, tudo que idealizei não saiu como esperado. Acabei seguindo o caminho dos Recursos Humanos até hoje.

Durante esses anos tentei fazer duas pós graduações EaD, mas sem sucesso. Problemas com disciplina, motivação, conteúdo pesado etc... eu tinha muitos motivos, porém eu sentia que falta algo. Eu não queria iniciar minha especialização numa pós ou MBA sem saber se estava indo no caminho certo, ciente da minha missão e propósito. Sem essas respostas continuei na jornada com o peso e a sensação de ser um profissional menor, sem foco, sem planos e sem paixão.

Muitas águas rolaram pela ponte, e por um desventura do destino acabei desempregado, e por 8 meses busquei angustiado por novas oportunidades. Foi quando puder perceber que não me encaixava plenamente em nenhuma vaga e as candidaturas quando retornavam era pra dizer "fica pra próxima". Esses feedbacks, ratificaram meu medo de que havia perdido o trem da capacitação profissional da casa dos vinte, somando ao fato de que alguns dos meus colegas de faculdade estavam em sua terceira ou quarta pós graduação e outros moravam fora do Brasil... Por Deus, o que fiz da minha vida até agora ... nada. Eu espiritualizei minha carreira profissional e procrastinei minha formação. Fiquei desapontado comigo mesmo e com o amargo gosto do fracasso na boca.

Agora com 33 anos eu fiquei obcecado em buscar minha vocação, fiz teste vocacional e de perfil comportamental, eu precisava de algo que me indicasse um caminho pra focar, planejar e dedicar meus esforços. Só precisava de uma direção, de um propósito.

Consegui os resultados do teste de perfil comportamental e o teste vocacional. Tenho diversas opções para investir, legal agora sei que posso ir por aqui, ou por ali ou acolá... Droga! Cai novamente no mar da indecisão... todas escolhas pareciam ideais, mas não acendiam meu coração. Cadê o meu propósito? O tempo passando. Pensei na carreira de programação, ou reciclagem no RH, ou Trader, ou Coach ou... ou ... ou ... Lembrei do discurso do Steve Jobs em Stanford sobre o que ele pensava em se tornar quando saiu da Apple.

Cada minuto, hora e dia contavam. Se correr atrás do prejuízo talvez consiga pegar o trem da capacitação e obstinado em minha busca fiz um exercício de reflexão considerando minhas experiências profissionais aonde acabava me sabotando.

Talvez minha missão seja lecionar, entretanto não tem reconhecimento e nem de remuneração mas adoro fazer isso, .... ou quem sabe como recrutador eu adoro conhecer a historia das pessoas e visualiza-las em determinadas vagas, todavia RH e como alguém lindo que tem um ótimo papo, e no fim te envolve num mar de paixão e ódio .... então tem o Excel, eu adoro trabalhar com Excel, eu me animo quando alguém me pede ajuda pra resolver algo numa planilha, mas isso nem é uma profissão, é uma habilidade... nossa, complicado.

Meu relato acima demonstra que eu tinha um pouco de cada elemento do filme, os vagantes obcecados, a frustação da alma 22 e a visão limitada do Protagonista com relação a missão ou propósito.

O filme fala de uma questão complexa que não tem como ser tratada plenamente em poucas horas de tela. O que me atingiu em cheio foi a questão da missão e propósito. Isso foi libertador.

Por fim, se você estiver um pouco angustiado ou perdido com relação a sua vida seja em questões pessoais ou profissionais, talvez esse filme seja pra você. Não quero dizer que o filme tenha as respostas que busca, mas que ele pode ajustar seu entendimento sobre propósito da vida.

Depois de assistir o filme, eu voltei a me perguntar sobre o que irei fazer daqui pra frente ... e responderia da seguinte forma...

O que vou fazer eu não sei, não sei mesmo, mas vou aproveitar cada momento, com minha esposa, com meus dois filhos e comigo mesmo. Posso estar perdido, mas não sem esperança.

Meu nome é Del Leon, sou um gota num oceano de conhecimento, sempre disposto a aprender e compartilhar.

Tenha uma ótima semana!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos