Sua saúde física e mental no trabalho

Sua saúde física e mental no trabalho

Recentemente em uma viagem do Rio x João Pessoa, estava foleando uma dessas revistas no voo e vou fazer um resumo para vocês.

Taquicardia, enxaqueca, alergia, complicações gastrointestinais, cardiovasculares e de pele, podem ser sinais de estresse, pois não há dados oficiais sobre a Síndrome de Burnout, mas ela existe!

Segundo a Secretaria Especial de Previdência do Trabalho, o número de pedidos de auxilio-doença relacionados ao Burnout aumentou quase 115% de 2017 para 2018.

Já de acordo com uma pesquisa feita pela International Stress Management Association no Brasil no ano passado, 32% dos trabalhadores brasileiros sofrem com o transtorno. Destes, 95% se incomodam com a sensação de exaustão; 87% com a irritabilidade; 84% com a falta de concentração; e 79%, com a dificuldade de relacionamento no ambiente profissional.

Atenção! Tende mais a ser vítima quem ama o que faz. "É a armadilha da competência. Essa pessoa não vai falar não para um trabalho, ainda mais nesse mercado com milhões de desempregados". Diz Izabella Camargo, ex-jornalista da Globo. Lembram dela? Foi diagnosticada com a Síndrome e afastada de suas atividades, ao retornar, foi desligada. (A emissora diz que sua saída não teve a ver com o afastamento).

A síndrome deixa de ser agora uma doença "invisível" será incluída na nova CID-11 (Classificação Internacional de Doenças). Sendo definida pelos seguintes sintomas: Sentimentos de esgotamento de energia e/ou exaustão, crescente distância mental em relação ao trabalho ou sentimentos de negatividade ou cinismo quanto ao emprego e eficácia profissional reduzida".

Na CID, que só entrará em vigor em 2022, a síndrome aparece como fenômeno ocupacional e não exatamente como doença.

A busca por um padrão inatingível, desequilíbrio na rotina e excesso de trabalho aumenta a incidência de transtornos.

Segundo pesquisas, profissionais que trabalham mais que 12 horas por dia e mulheres, correm mais risco de enfrentar esse problema. Nós acumulamos jornada dupla, tripla, nos cuidados com a casa, filhos e emprego. Além disso, estudos apontam que a autocobrança é maior nas mulheres, o sentimento de que precisamos nos destacar para ter o mesmo reconhecimento que os homens.

Dicas para o equilíbrio físico e mental:

PAUSA - "Não é porque há um mundo de conteúdo disponível que você precisa consumi-lo o tempo todo. Passe nem que seja um ou dois minutos do dia sem consumir informação".

INSPIRE, EXPIRE - "Não gosto de usar a palavra meditação porque pode parecer algo mais difícil do que é, mas preste atenção na sua respiração por alguns minutos".

UM POR VEZ - "Estudos mostram que você não consegue fazer duas coisas bem-feitas ao mesmo tempo. Então, não exagere na tendência a ser multitarefas".

NÃO É NÃO - "Aprenda a dizer não e a receber não sem culpa".

Dicas da Izabella Camargo para evitar transtornos ligados ao trabalho.

Minha dica é: Estejam sempre atentos, a vocês e aos amigos, parceiros, esposa, esposo... O fato é, com o mercado de trabalho em desequilíbrio, muitas empresas fizeram grandes desligamentos e as pessoas que ficaram acumularam tarefas, saiba o seu tempo, negocie prazos, saiba dizer não, mas não absorva tudo, nem a energia de um possível esgotamento. Pare, inspire, respire, avalie, negocie e siga sua vida profissional em paz e em harmonia.

Um forte abraço!

Raqueline

Leonardo Santos

Engenheiro de Segurança do Trabalho | Coordenador de Segurança do Trabalho | Supervisor de Segurança do Trabalho | HSE | SMS| Saúde e Segurança | SESMT | NR | Prevenção de Acidentes | Assistente Técnico Judicial |

5 a

Triste realidade !!!!

Diego Jurumenha

Business Developer | Facility Manager | Gerente de Engenharia de Campo

5 a

Ótimo artigo ! Parabéns

Gessica S. Rodrigues

Foreing Trade / Supply Chain / International Business

5 a

Me parece comum de mais estes sintomas relatados. Infeliz e triste realidade.

Elayne Bastos

Consultoria Empresarial / Mentoria / Liderança / Vendas / Gestão Comercial / Educadora

5 a

Interessante Raqueline Benchimol, concordo com você quando disse “Tende mais a ser vítima quem ama o que faz. "É a armadilha da competência”” Não tinha feito essa relação e realmente não precisamos consumir conteúdos o tempo todo.

Evanilton Ribeiro.

Técnico em eletromecânica I Técnico em Fabricação Mecânica I Operador de processos & Equipamentos I Green Belt LSS I Lean manufacture I visão estratégica em projetos I Eficiência em processos.

5 a

As duas precisam andar bem,sem elas não se chega a lugar algum!!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos