Super Mario e o Big Data

Super Mario e o Big Data

Dois irmãos, Mario e Luigi, se juntam ao seu companheiro Yoshi, e passam a entrar e sair de canos cidade afora, coletando verdadeiros tesouros...

Pensou no videogame dos anos 80?

Volte uma fase.

O Underworlds, projeto desenvolvido pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), usa robôs para fazer um verdadeiro censo de saúde humana, através da coleta de amostras de água e dejetos nos esgotos das cidades.

O projeto começou em 2015, em Cambridge, com o primeiro protótipo, com o robô chamado Mario. Em 2016, veio o robô Luigi e em 2017 o Yoshi - um mais avançado que o outro, até que os cientistas tivessem capacidade para coletar muitas amostras em vários pontos da cidade.

Usando ferramentas como a medição bioquímica, big data e ferramentas de análise e visualização de grandes massas de dados, o Underworlds obteve insights poderosos sobre: hábitos alimentares, tendências genéticas, consumo de drogas, doenças contagiosas e saúde em geral das populações estudadas.

No futuro, os pesquisadores esperam que os esgotos sejam monitorados com essa tecnologia em tempo real - detectando imediatamente o aparecimento de uma super bactéria ou mesmo de um novo Coronavírus.

Tudo que fazemos, acessamos e comemos geram muitos dados. Grandes volumes de informação coletada, em diversos pontos, analisados em tempo real e gerando ações automatizadas de otimização, farão parte da nossa vida e uma ferramenta que irá facilitar muito projetos em diversas áreas.

O 5G, por exemplo, vai possibilitar casas conectadas e carros autônomos.

Já Mario, Luigi e companhia vão prevenir a próxima pandemia.

E você? Fica feliz ou se assusta com tanta tecnologia?

Quer saber mais? Vai lá: http://underworlds.mit.edu/

#tecnologia #sociedade #healthcare

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos