Técnicas de comunicação na licença-maternidade

  • Saiba quem é o seu interlocutor. Responda para si mesma: como é mais fácil acessá-lo, de que forma ele costuma se comunicar com você, qual seu estilo e grau de formalidade, para dar alguns exemplos. Esse tipo de observação não começa quando você está de licença maternidade, e sim desde o início da sua contratação.
  • Defina o que quer comunicar. É preciso que a mensagem esteja clara para atingir o objetivo.
  • Estabeleça o melhor o canal de comunicação. O meio utilizado muitas vezes é tão importante quanto a mensagem em si. Entenda qual facilitará a sua conversa com a pessoa em questão.
  • Traga você para a conversa. Lembre quem é você nessa situação, qual é o seu estilo e de que forma sente que sua comunicação é mais eficiente. O ponto de atenção aqui é: cuide para não fazer as coisas sempre de um único jeito preferido.

Na licença maternidade as boas práticas de comunicação permanecem e o esforço deve ser colocado na identificação do que se quer dizer e para quem. Fazer o planejamento prévio aumenta significativamente a chance de sucesso da conversa.

Aproveite esse o momento para analisar como a maternidade está impactando cada uma das áreas da sua vida, faça planos e compartilhe com pessoas que possam realmente te ajudar a pensar além do seu entorno. Com isso, você consegue fazer os ajustes necessários, e ter maior clareza dos seus objetivos e prioridades ao fim desse período.

Escrito por Família Theia e Sumaia Thomas (coach de carreira)

Entre para ver ou adicionar um comentário

Conferir tópicos