Técnicas de Vendas: Como Vender Sem Vender
Independentemente de qual seja o seu segmento de atuação, se você quer obter resultados realmente bons, um fator decisivo para isso é saber Técnicas de Vendas para vender – antes de qualquer produto ou serviço – conteúdos relevantes, informação de valor. É isso que, na prática, sustenta qualquer empreendimento atualmente, desde os menores até as grandes empresas. É difícil convencer alguém a comprar de você sem que o primeiro contato seja através de conteúdos informativos e/ou educativos.
Desse modo, apresentaremos abaixo alguns aspectos que explicam como usar Técnicas de Vendas para vender sem vender.Sendo que tudo está baseado na disponibilização de informações relevantes, úteis aos seus potenciais clientes. Continue lendo e entenda como isso acontece no dia a dia!
Técnicas de Vendas: a “arma” mais poderosa para eliminar as objeções do seu cliente
Um dos aspectos mais importantes em Técnicas de Vendas para convencer o seu cliente a fechar uma compra é eliminar quaisquer objeções que ele tenha a respeito de você ou do seu produto/serviço. E a informação é a “arma” mais poderosa para extinguir todos os conceitos negativos e os receios que as pessoas podem ter sobre a sua empresa e/ou sobre aquilo que ela vende.
Exatamente por isso, informar significa vender sem vender. Quando você entrega informações efetivamente úteis ao seu público, o entendimento sobre o seu produto ou serviço é ampliado. Assim, é como se todos os seus potenciais clientes passassem a ser profundos conhecedores daquilo que eles pretendem comprar. Logo, se você conseguir mostrar que aquilo que a sua empresa entrega é realmente diferenciado em relação ao que já existe no mercado, é natural que as pessoas optem pelas suas soluções.
Conteúdos relevantes atraem sem serem invasivos
É inegável que a internet é a grande vitrine para qualquer negócio atualmente. E com o aumento avassalador da utilização dos dispositivos móveis, especialmente os smartphones, as empresas precisam focar em estratégias que explorem isso. Contudo, a gente sabe que as pessoas usam seus celulares preponderantemente para 3 coisas:
- Buscar informações relevantes sobre os mais diversos temas do seu interesse;
- Conectar-se com seus amigos, parentes e colegas de trabalho;
- Consumir conteúdos voltados ao entretenimento (vídeos, filmes…).
Dessa forma, perceba que a possibilidade de acontecer uma compra em meio a tantas outras alternativas “importantes” é mínima. Por isso, para usar Técnicas de Vendas e chamar a atenção das pessoas na internet e fazê-las escutar o que você tem a dizer, só existem dois caminhos: entregar informações interessantes ou conteúdos que eduquem.
Algumas pessoas podem até achar que essas duas coisas se confundem entre si. Porém, isso não é verdade. Existem muitas informações que consideramos relevantes, mas que, na prática, não nos fazem aprender alguma coisa. Na realidade, educar está muito mais associado a entregar um conteúdo que ajude o cliente a resolver um problema real.
De qualquer forma, seja para conteúdos informativos ou educativos, o ponto central das Técnicas de Vendas é que elas não sejam chatas ou invasivas. Ninguém quer ser interrompido por algo que não vai lhe trazer nada de relevante.
É por isso que apenas os conteúdos que efetivamente entregam valor é que têm o potencial de atrair até mesmo quem está navegando para fazer outra coisa qualquer. E é aí onde está o ato de vender sem vender. Se você consegue conquistar a atenção de uma pessoa que sequer estava pensando em consumir um conteúdo como o seu, está dado o primeiro passo para a obtenção de um novo cliente.
Valor entregue de maneira objetiva gera uma lembrança permanente na mente do cliente
Um dos maiores empecilhos ao consumo de conteúdos na internet é o excesso de informações desnecessárias. Todo mundo tem uma vida corrida atualmente. Logo, há uma demanda por objetividade. Por isso, quando a sua empresa consegue entregar informações valiosas ao seu público, por exemplo, por meio de um vídeo curto, de um ou dois minutos, é natural que ela passe a ser lembrada pelas pessoas como uma fonte de conteúdos relevantes e objetivos.
E como você deve saber, estar na lembrança do público é um grande passo rumo à concretização de mais vendas. Ou seja, mais uma vez identifica-se aqui o tal “vender sem vender”. Você não estava apresentando nenhum produto ou serviço no vídeo, mas sim informando ou educando. Mesmo assim, o resultado final é a possibilidade de que mais pessoas decidam comprar de você.
A inexistência do intuito de vender é uma grande estratégia para… vender
Aqui, vamos usar os vídeos mais uma vez como exemplo das Técnicas de Vendas. Obviamente, quanto mais pessoas forem impactadas pelos seus conteúdos (relevantes), mais potenciais clientes surgirão. Dessa forma, a disseminação dos seus vídeos é um aspecto determinante.
Nesse sentido, você sabia que as pessoas são mais predispostas a compartilharem os vídeos que contêm exclusivamente conteúdo do que aqueles que também possuem algum tipo de venda ou chamada? Ou seja, os seus vídeos compostos integralmente por informações valiosas se espalharão muito mais. E isso, naturalmente, aumentará consideravelmente a sua visibilidade e a sua autoridade. Sendo que esses dois aspectos são determinantes para o crescimento das vendas.
É por isso que a inexistência do intuito explícito de vender é uma excelente estratégia para vender mais, muito mais.
Conclusão
Como foi possível compreender, existem muitos caminhos para vender sem vender. Porém, lembre-se de que isso está, necessariamente, associado à entrega de valor para o seu público. Sendo que isso pode acontecer por meio de conteúdos informativos e/ou educativos. Dessa forma, a verdade é que a sua primeira preocupação enquanto empreendedor deve ser em criar um vínculo com os seus potenciais clientes de maneira desinteressada. É importante que, antes de tentar vender alguma coisa, você os convença de que o seu intuito principal é ajudá-los.