Tecnologia de voz. Já ouviu falar?
De acordo com o Gartner, dentro de dois anos, 30% de toda a navegação na web será feita sem uma tela, juntamente com metade de todas as buscas, de acordo com a ComScore. No entanto, apenas uma pequena fração disso está sendo feita no trabalho para fins profissionais.
Os alto-falantes inteligentes, como a linha Amazon Echo, os dispositivos do Google Home e o Apple Home Pod, são direcionados diretamente aos consumidores. Mas todas as grandes empresas estão trabalhando no desenvolvimento de plataformas para empresas.
Não é segredo que a tecnologia de voz é valiosa. Basta olhar para o mercado consumidor. Mais de 43 milhões de norte-americanos já possuem um recurso deste tipo. Além disso, o Google diz que cerca de 20% de todas as buscas hoje são pesquisas por voz.
Cortana, Google Assistant e Alexa dominam
Três quartos das empresas planejam investir em sistemas de voz voltados para o cliente com base em Cortana, Google Assistant e Alexa. Porcentagens menores, mas significativas, estão investindo em sistemas similares baseados no Watson, da IBM, no Siri, da Apple e até no Bixby, da Samsung.
Algumas tendências da tecnologia de voz
- Reconhecimento de voz para automatização do atendimento
- Telefonia digital
- Vídeo chat para suporte
- Concierge eletrônico
- Serviços multicanais
- Tecnologia wearable