A Teia da Transformação Digital no RH.
Para ajudar a comunidade de Gestão de Pessoas a embarcar no fascinante mundo digital, a Resolution organizou a visão do impacto desta transformação no RH de forma sistêmica, correlacionando suas aplicações nos subsistemas de gestão de pessoas através de quatro prismas, que chamamos de "T.E.I.A."; conheça-os:
_PRISMA DA (T)RANSAÇÃO: é quando a transformação digital invade o RH exatamente por aqueles processos que são mais rotineiros e padronizáveis. Sabe aquelas respostas que o RH precisa dar todo dia, para os mesmos assuntos? Ou aqueles slides do PowerPoint que precisam ser passados todas as segundas-feiras nas sessões de integração dos novos colaboradores? É neste prisma que existem oportunidades múltiplas de embarcar soluções digitais, que neste contexto efetivamente ocupam o espaço de colaboradores com perfil tarefeiro. Os Subsistemas de Administração de Pessoal e de Remuneração (Benefícios) serão os mais beneficiados neste prisma; etapas mais padronizáveis do processo de Recrutamento e Seleção também estão nesta mesma mira.
_PRISMA DA (E)DUCAÇÃO E APRENDIZAGEM (EDTECH): este certamente é o prisma que está mais próximo de aplicação na maior parte das organizações (quando já não está...), com a atenção e o cuidado de que o virtual seja apenas uma parte integrante do aprendizado, possivelmente nos prés e pós-works dos eventos de capacitação. A experiência completa e integrada do aprendizado passa pela montagem de um blended adequado de conteúdos e abordagens andragógicas que possam agregar resultado ao final das jornadas de aprendizagem. Toda vez que a organização investiu apenas na plataforma tecnológica e não se preocupou com a estratégia de educação corporativa que um processo deste porte requer, acabou naufragando em experiências ruins e de baixo valor agregado. O CLIQUE do EAD integralmente conectado com o TOQUE humano das capacitações presenciais fomentará resultados superiores. Os Subsistemas de Treinamento e Desenvolvimento e de Carreira e Sucessão (desenvolvimento dos gaps de competências) serão os mais beneficiados neste prisma.
_PRISMA DA (I)NTERAÇÃO: A sociedade embarca nas facilidades do mundo digital antes mesmo que a empresa patrocine estas vivências. E por motivos óbvios, dentre os quais a facilidade de baixar um app numa loja virtual e sair usando no mesmo instante como pessoa física. Já na pessoa jurídica, em função dos regramentos de governança das áreas de TI (e também pelos cuidados jurídicos que visam mitigar passivos trabalhistas à organização), as ações neste sentido podem ser bem mais cautelosas. Em todo caso, projetamos que no futuro também não haja um separador tão claro entre a utilização de recursos patrocinados pela empresa e as soluções que sejam demandadas pelos funcionários. Se formos nos basear na realidade já de hoje, o app de conversas WhatsApp ocupou um espaço relevante na comunicação das empresas sem perguntar ao RH ou ao TI se poderia fazer isso! Os Subsistemas de Gestão da Performance e o de Carreira e Sucessão serão os mais beneficiados neste prisma.
_PRISMA DA (A)NÁLISE E DECISÃO: é onde o RH irá precisar de mais ajuda, pois o mundo analítico e cognitivo requer competências vinculadas à ciência de dados para modelagem dos seus sistemas, conhecimentos técnicos que, na maioria esmagadora das organizações, não faz parte do DNA da área de gestão de pessoas. Todos os Subsistemas Estratégicos de Gestão de Pessoas serão beneficiados neste prisma, basta que o RH inicie sua jornada para recuperar a sua defasagem em relação às demais áreas organizacionais. Os modelos de análise e decisão relacionadas às pessoas (people analytics) atuam, por exemplo, em camada superior aos sistemas transacionais de Recursos Humanos e, para serem estruturados, precisam de aporte de conhecimento especializado. No ebook “A Era Cognitiva Chegou ao RH” pudemos explorar bem este tema, recomendamos sua leitura para quem quiser se aprofundar neste contexto.
(*) este artigo é parte integrante do ebook "A Transformação Digital no RH". Baixe-o para complementar o seu embarque neste novo mundo!