Tipos de inflação: qual delas poderemos viver ou já vivemos?
Era uma vez, uma singela moeda que fazia inflar o pequeno saco de seda do viajante entre os mais diversos cenários que o mundo poderia proporcionar! Certa vez o viajante parou e refletiu: Afinal, por que será que meu bolso as vezes pesa tanto se carrego somente uma moeda? É o que tentaremos descobrir!
INFLAÇÃO DE DEMANDA
É a famosa lei de demanda x oferta tão clássica na economia.
Onde e quando ocorreu ou ocorre?
A toda hora, a todo momento. No comércio, nos serviços, na agricultura, enfim, onde tenha oferta x procura!
INFLAÇÃO INERCIAL
Sabe aquela brincadeira na qual um fala uma palavra e os outros precisam falar todas as palavras já ditas e mais uma nova? Então, essa é a “brincadeira” da inflação inercial! Os preços antigos ainda vão existir e serão eles a base da inserção de um novo acréscimo!!
Onde e quando ocorreu ou ocorre?
No brasil no início da década de 80. Lá a inflação elevada fazia com que, por exemplo, contratos de diversos tipos tivessem cláusulas de correção que era autoaplicáveis, ou seja, no mês seguinte usava-se a inflação do mês anterior mais a projeção que se tinha de aumento.
INFLAÇÃO DE OFERTA
Sabe aquele seu espanto em ir à padaria na quinta e quando volta novamente na sexta aquele pãozinho francês maroto já subiu de preço? Como justificativa bastante plausível o seu Manuel (sempre é um português o dono da padaria!) diz que é devido ao trigo importado da Europa! E o que eu tenho a ver com a Europa seu Manuel?
Esse tipo de também conhecido como inflação de custos, ou seja, o custo de produção encarece por diversos motivos. Aí você pergunta: E existe um grupo de itens que podem ser considerados como os principais para caracterizar tal tipo de inflação? Sim meu caro adorador de pão francês!!! Vamos a eles:
- Queda de produção: é o choque de oferta, ou seja, como quem produz vai continuar produzindo sendo que os insumos estão caros? Se está caro, o volume diminuirá!! E aí puxamos o conceito mais comum de oferta x procura: se a primeira diminui, a segunda se eleva e onde tem mais gente procurando, eis que o preço sobre lindamente!
- Aumento no preço de produtos importados: se uma economia depende de produtos importados para “rodar” bem, nem preciso dizer o que acontece quando os preços aumentam lá fora, certo? Se o trigo do seu Manuel é europeu, se encarecer, ele vai repassar os custos sem choro e sem pastel de santa clara!
- Aumento excessivo de salários: se a mão de obra aumenta, ela entra como custo de produção e adivinha? Preços aumentam e lá vem a inflação dançando um fado português!
- Atuação de oligopólios: aqui temos a famosa “inflação administrada”. Imagine que poucas empresas que dominam um certo mercado “acertam” que vão subir seus preços para lucrarem mais? Se forem fornecedoras de indústrias então, nem preciso dizer que o custo será repassado em cadeia e “just in time”!
Onde e quando ocorreu ou ocorre?
Anos 70, crise do petróleo! Havia sete empresas que dominavam a sua exploração. Em certo momento, descobriu-se que o petróleo não seria renovável, o que beneficiava as empresas que já detinham a exploração desse “Ouro negro”. Então, países produtores de petróleo reuniram-se e criaram a OPEP, já ouviu falar, certo?
Recomendados pelo LinkedIn
A OPEP tinha como objetivo aumentar a receita dos países membros para desbancar aquelas sete empresas!! Daí ocorreram uma série de conflitos contra os seus membros, gerando uma crise enorme, com aumento de preço de até 400% em um ano!! E onde esse combustível era usado? Em muitos países e sistemas produtivos, não? Lá vem a inflação toda lambuzada na Sapucaí!
INFLAÇÃO REPRIMIDA
Chamem o esquimó!!! Ele vai saber lidar com o congelamento de preços! Sim! É exatamente quando o governo congela preços, as indústrias não vão querer produzir e levar prejuízo, vão? Escassez é gerada. Ai quando os preços são descongelados, os preços aumentam imediatamente, pois a inflação estava apenas reprimida!
Onde e quando ocorreu ou ocorre?
Anos 1980. Governo Sarney! Quem lembra dos fiscais do Sarney que vigiavam os preços? Foi uma medida desastrosa para controlar a hiperinflação da época!
HIPERINFLAÇÃO
Já pegando o gancho, é justamente quando o descontrole é tão absurdo que os preços passam a ser reajustados várias vezes em um dia! Em média, mais de 50% de inflação pode ser considerada hiperinflação!
Onde e quando ocorreu ou ocorre?
- Ok, aqui podemos usar o mesmo exemplo do tipo acima e está tudo certo!
ESTAGFLAÇÃO
Imagine agora que na sua cidade tenha somente cinco bares. Em uma certa época, os moradores estão sofrendo muito com doenças hepáticas e por isso não estão consumindo bebidas. Tudo leva a crer que o preço vai diminuir já que não se tem procura, certo? Porém, temos a seguinte situação: o fornecedor de bebidas está com problemas na fabricação e passa a revender a um preço alto para os bares. Ou seja, o mercado de bebidas está estagnado, o consumo está caindo, mas mesmo assim o preço está subindo! Isso é a estagnação somada a inflação = estagflação!
Onde e quando ocorreu ou ocorre?
No cenário mundial recente (2022) com a guerra entre Rússia x Ucrânia. Esse conflito tem influenciado de maneira geral nas economias mundiais, levando a inflação aumentar e o PIB dos principais países não crescer, acompanhado de aumento de preços constantes!
INFLAÇÃO ESTRUTURAL
É o aumento de preços generalizado que tem como causas as deficiências da infraestrutura e da cadeia produtiva. Veja: indústria produz, carrega caminhões, os quais percorrem estradas para chegar os compradores ou centros de distribuição. Se houve falha em item dessa cadeia, concordam que dará um certo trabalho e os preços vão aumentar, certo? E se uma ponte importante quebra ou o porto está fechado por medidas sanitárias?
Onde e quando ocorreu ou ocorre?
Lembra da greve dos caminhoneiros que caos foi? Produtos estragando devido a demora em chegar no destino, combustível não sendo transportado, enfim, foi um acontecimento que atingiu a economia em cheio!
E então, espero que tenha compreendido de maneira mais elucidativa as formas como a inflação pode acontecer em uma economia! A lei de oferta x demanda realmente é a base, mas não é a única! Espero que tenha ampliado os conhecimentos e entendido de forma mais prática possível com os exemplos e posicionamentos temporais dos respectivos tipos! Seu Manuel, eu te perdoo!! Agora entendi bem! Rs. E quanto ao viajante? Ele está satisfeito por ter lido esse artigo inteiro e chegado até aqui!