“Todo ponto de vista é a vista de um ponto”
Nesta semana, eu não pude deixar de ouvir a conversa entre funcionárias de um pequeno estabelecimento perto de casa.
De maneira simples, mas convictas da diferença positiva que algumas mudanças e ações trariam ao local, elas falavam sobre como a apresentação dos alimentos na vitrine e o uso de materiais de maior qualidade, por exemplo, poderiam ajudar neste delicado momento de baixa nas vendas devido à pandemia.
Olhando ao meu redor, vi que de fato algumas sugestões poderiam contribuir sim para tornar o ambiente mais agradável e atrativo ao consumidor, mas o que me marcou foi ouvir: “Eu já falei pra ele [o chefe] várias vezes sobre isso, mas ele não ligou muito...”. E uma delas acrescentou: “Nossa, mas seria muito bom, poderíamos deixar os pães mais apresentáveis se fizéssemos dessa forma...”.
Elas não estavam reclamando, estavam discutindo entre si, com desejo de ver o lugar com clientes satisfeitos, as possíveis melhorias mesmo tentando e sabendo do desinteresse de quem mais deveria estar preocupado com o sucesso do negócio, o chefe.
Quantas pessoas você conhece (ou até mesmo você é/já foi essa pessoa) que se encaixa no perfil que, como colaborador, compartilha sua visão com seus colegas, leva sugestões de melhorias e ideias inovadoras aos líderes mas que na maioria das tentativas tem “suas asas cortadas” pelos gestores? É desanimador, não é? A sensação é que não estão todos de fato “no mesmo barco”, com foco no mesmo objetivo e trabalhando com a mesma energia pra fazer acontecer. Só consigo ver um desperdício enorme de potencial, além de minar aos poucos a vontade e a alegria de quem realmente veste a camisa do time.
Você, gestor, pode aprender e contribuir muito com a evolução da equipe e da empresa quando ouve mais os seus colaboradores. Talvez eles não tenham o seu mestrado, MBA, cursos de especialização e afins, mas muitos têm vontade de fazer a diferença, têm ânimo, energia, e enxergam a partir de outros pontos de vista. Toda troca, independentemente da bagagem, será sempre enriquecedora!
Você concorda?
Como diria Leonardo Boff, todo ponto de vista é a vista de um ponto.
Que orgulho da minha menina. Parabéns! Realmente isto acontece muito. Eu penso que quem faz aqui diariamente, que lida com o cliente, sabe na prática o que é preciso e suas contribuições devem ser levadas em conta, sempre.
Analista de Relacionamento com Cliente
3 aMuito bom, Lô 👏🏾👏🏾👏🏾
Product Marketing | Marketing | Brand Design | Go-To-Market (GTM) | Growth | Mentor & Consultant
3 aExcelente provocação, Lô. Acredito que ouvir os colaboradores, para além de um ato que pode gerar lucro, é respeita-los e valoriza-los como pessoa. Fora que, mostrar interesse pelas sugestões e melhorias dadas por eles, por mais simples que seja, é fio condutor para uma cultura de contínuas melhorias.
Gerente de Projetos Junior
3 aMuito bom!! 👏🏽👏🏽