Três formas de impedir que a área de TI se torne o Departamento do Não

Três formas de impedir que a área de TI se torne o Departamento do Não

Uma preocupação que sempre tive nos projetos e empresas onde trabalhei foi a de explorar, da forma mais profunda possível, a necessidade dos usuários, incentivando os que trabalham comigo a fazer o mesmo. Em meu curso de Product Owner e em meu trabalho como coach de métodos ágeis coordeno algumas dinâmicas de descoberta e ideação de produtos onde os desenvolvedores trabalham de forma absolutamente próxima dos usuários, usando recursos de baixa fidelidade (histórias em quadrinhos, protótipos de papel) para entender suas reais necessidades e as raízes delas. Muitas vezes a necessidade desaparece, simplesmente, quando o problema é eliminado em sua raiz, sem que isso implique em nenhum desenvolvimento.

Nesse excelente artigo, publicado no início de fevereiro de 2015 no portal The Enterprisers Project, Cliff Tamplin fala de três maneiras que evitam que a área de tecnologia de uma empresa seja transformada no “Departamento do Não”. Em resumo:

  1. Caso o usuário peça algo impossível, explique a razão dessa impossibilidade. Não termine a conversa com algo como “você não tem como obter essa funcionalidade”. E, cá entre nós, são raros os pedidos impossíveis de serem atendidos nos dias de hoje…
  2. Tente chegar até a raiz do problema. Há grande possibilidade do pedido do usuário estar baseado em outras necessidades que podem ser atendidas de maneira mais fácil do que a originalmente expressa.
  3. Não tente dar a solução definitiva de uma vez só. Comece pequeno, com a participação do usuário, e arquitete a solução com a participação do usuário, em iterações pequenas. Falhe rapidamente, se for o caso. Assim você evita ter que reescrever tudo depois que acreditar que a solução está pronta.

Note, isso não é uma tradução do artigo de Cliff, que pode ser lido integralmente aqui. Antes, é a minha interpretação do mesmo, com base em minha própria experiência.

Crédito da imagem: eavoices.com (2013)

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos