Transformação digital: Você esta preparado para este desafio?
O mundo está vivendo uma enorme transformação política, social e principalmente nos negócios. Na política, vários países, como a Grécia, estão lutando desesperadamente para sair de crises, alguns lutam para se desenvolverem, outros apenas para sobreviverem.
Nos negócios há um despertar para novas formas de se relacionar, de fazer negócios e assim estão surgindo novos modelos e novas formas de se ganhar dinheiro. Empresas centenárias estão em meio a desafios imensos para crescerem ou mesmo para sobreviverem, empresas, as quais, admiramos por muitos e muitos anos hoje estão no fio da navalha, e se não agirem com extrema velocidade irão sumir, ou melhor, irão quebrar!
Pegamos como exemplo a indústria fonográfica ou mais conhecida como a indústria da música, enquanto lutavam para proteger seus impérios, novos modelos foram surgindo e sua incapacidade de inovar e de abandonar velhos modelos fez com que perdessem espaço. Quem ainda compra um CD de música? Empresas como o Spotify estão surgindo e revolucionando este mercado.
Uma nova sociedade, uma nova experiência, uma nova necessidade!
Depois de anos, uma nova cultura digital, uma nova necessidade começou a surgir. A sociedade é mais exigente, cobra mais dos seus políticos, acompanha a economia local e global, as pessoas querem mais e melhor.
As pessoas estão mais conectadas, colaborando uma com as outras, as vezes com interesse, mas em muitos casos por instinto em ajudar ao próximo. A nova geração nasce conectada, pensa conectada e age conectada, até namorar hoje é conectado, é só verificar a febre entre os jovens no aplicativo Tinder, que tem mais de 12 milhões de "matchs" por dia.
Estamos na revolução da experiência, consumidores querem muito mais do que usabilidade, querem sentir uma experiência incrível, maravilhosa e que os deixem extasiados. Sem esta experiência, não faz mais sentido.
Otimizar é questão de necessidade
Otimizar é sinônimo de eficiência. Então, se sua empresa ainda não está otimizando processos, aplicações e sua infraestrutura de tecnologia, não perca mais tempo e comece a agir agora mesmo.
Otimizar envolve ações. Você pode começar repensando como sua empresa está organizada, ou melhor, será que sua estrutura organizacional está otimizada o suficiente para atender as demandas e desejos do novo consumidor? É uma estrutura ágil o suficiente para respostas rápidas? Os profissionais da empresa pensam e agem de forma otimizada e colaborativa? Os sistemas e a s
ua TI estão prontos para entregar rápido, em ciclos curtos e atendendo as reais necessidades para a melhor experiência do seu cliente? Sua infraestrutura é performática, robusta e escalável? Estas são algumas das perguntas que você pode começar a organizar e assim otimizar sua empresa para uma nova realidade, a transformação digital.
Cases famosos como o da LEGO são comuns de vermos. A empresa quase quebrou, mas conseguiu superar suas dificuldades através de uma nova estratégia que tem como direcionador a qualidade e otimização de seus produtos. Hoje é a marca mais poderosa do mundo, ultrapassando marcas como Nike, Coca Cola e Ferrari.
Integração passa a ser essencial
Estamos falando de integrar processos, pessoas, sistemas e departamentos, também não há mais tempo para não ter integrações eficientes. Os processos precisam estar conectados, integrados entre eles, as pessoas devem ter uma única estratégia, a empresa tem que estar direcionada para o mesmo objetivo, sistemas precisam estar conectados com eficiência, evitando erros e perda de dinheiro e, por último, departamentos, enquanto existirem, devem não mais atuar em seus silos, mas sim integrados. O departamento de vendas deve participar do marketing e o marketing deve atuar com o time de vendas e assim vale para toda a empresa, fornecedores e parceiros.
Quando falamos em tecnologia, os gestores de TI devem avaliar suas integrações sistêmicas e junto com seus parceiros de outras áreas de negócios devem decidir o que integrar, pois o custo de processos manuais e não integrados é muito alto para uma organização, então vale muito uma análise criteriosa dos processos críticos e onde o dinheiro e a eficiência estão indo para o ralo.
Inovar é obrigatório!
Empresas que ainda não tem na sua estratégia um bom processo de inovação estão fadadas ao retrocesso e como consequência ao fracasso.
Empresas líderes em seus segmentos também estão se reinventando ou, talvez, se transformando, como é o caso da IBM, uma gigante do setor de TI. Como detalhado no portal Business Inside, a IBM vem adaptando seus produtos, serviços, cultura e parcerias para voltar ao crescimento.
Inovação não é somente para gigantes, vale ressaltar que empresas de pequeno e médio porte também devem inovar. Estas empresas pretendem aumentar seus investimentos em inovação nos próximos 5 anos, como aponta a pesquisa sobre inovação realizada pelo CNI. Sendo que 13,3% dos entrevistados irão aumentar muito e 48,3% irão aumentar seus investimentos em relação aos seus orçamentos.
Enfim, a hora é agora para muitas empresas, algumas já perderam o "time", mas nunca é tarde para perseverar, evoluir e acima de tudo inovar. Líderes e colaboradores das empresas precisam mudar o “mindset” e ajudar suas empresas a serem mais eficientes e inovadoras.
É fundamental que a alta liderança da empresa apoie e direcione esta mudança, mas não é mais possível esperar que façam isto sozinho. Seja uma agente transformador!
E você, está preparado para este desafio?