Transição de carreira na área de programação: vale a pena?
Transição de carreira era um assunto distante para você até um tempo atrás, mas agora você está desejando mudar de ares? Vários motivos levam uma pessoa a querer mudar de profissão. Pode ser uma mudança total ou praticamente na mesma área, aproveitando os conhecimentos acumulados ao longo de anos.
De maneira geral, a transição de carreira na área da programação vem sendo mais procurada nos últimos tempos. Sabe por quê?
É devido ao aquecimento do mercado para developers ou DEVs, como são mais conhecidos. Para você ter uma ideia, um levantamento feito pela Catho identificou que a abertura de vagas para determinados cargos cresce.
O aumento foi de 157% para pessoa desenvolvedora ADVPL, 144% para desenvolvedor(a) C# e 107% para Web Developer. Esse cenário se deu principalmente após o início da pandemia, entre março e agosto de 2020. Afinal, os serviços on-line foram intensificados e, desse modo, o mercado exigiu mais desenvolvedores(as).
Além das vagas em alta, os salários também são atrativos. Mas se você ainda tem pouco conhecimento e experiência, é bom esperar para ter acesso à faixa salarial de pessoas Pleno ou Sênior. No início, o salário é mais baixo. Mas depois de dominar bem a tecnologia escolhida, você pode até passar de R$ 10 mil.
E, então, ainda está animado para fazer a transição de carreira? Saiba mais alguns detalhes e receba dicas de como tornar esse processo mais tranquilo.
Recomendados pelo LinkedIn
O que é transição de carreira?
A transição de carreira é uma mudança de movimento na trajetória profissional. Você fecha o ciclo de uma profissão e abre outro, seja na mesma cidade, de forma remota ou em outra região e país.
Geralmente, ela ocorre após os 30 anos de idade, que é quando a pessoa já fez faculdade, trabalhou por anos e, por um motivo ou vários, não está mais satisfeito.
Então, ela começa a buscar outras opções de carreira e chegam ao plano B, ao plano C e assim por diante até encontrar algo que realmente cause um brilho nos olhos e um bom retorno financeiro.
A transição de carreira está relacionada a fatores externos, como a desvalorização da profissão no mercado, até internos, como a decisão pessoal de mudar.