Um bom Scrum Master tem que saber programar?
Em uma das minhas lives, um dos nossos espectadores perguntou: “Fiquei com uma dúvida em relação ao guide, agora os SM’s terão que programar também?”
Com o nosso Scrum Guide, que saiu em 2020, há um trecho que diz que se o Scrum Master e o Dono do Produto atuarem como desenvolvedores na Sprint, eles também devem participar da reunião diária.
Além disso, essa é uma boa pergunta, e tenho certeza de que você já a fez. Esse questionamento é muito comum principalmente pelos altíssimos índices de mudança de carreira que cercam o ambiente de TI. Alguns que pensam em migrar almejam cargos que possam dar altos retornos financeiros, mesmo sem dominar a programação.
Bom, sobre o trecho que vem causando confusão, quero falar primeiramente da palavra “desenvolvedores”. O Guia do Scrum não veio para dividir. Quando ele chama alguém de desenvolvedor, não é no sentido de software, mas alguém que desenvolve algo durante a Sprint, ou seja, ter um algum especialista que faz parte do processo de produção, design, teste, marketing, entre outros.
Então todos que trabalham para criar o produto final da Sprint, ou incremento, o que gera valor para a empresa, são chamados de desenvolvedor, mesmo sem ser programador. Então o Scrum Master pode sim desenvolver algo durante a Sprint, até mesmo programando. Ele pode desenvolver um modelo de processos para o time, por exemplo. O PO pode desenvolver um caso de teste, entre outros.
Por isso que o time de desenvolvimento não existe mais na nova versão do Guia do Scrum. No lugar do time, entra o papel de desenvolvedor, abrangendo uma vasta gama de funções que podem ocupar a função desenvolvedor.
Recomendados pelo LinkedIn
Em suma, não faz parte do papel do Scrum Master a programação. Mas ele pode utilizá-la para melhor direcionar o seu time, ou até para remover impedimentos que estão fazendo parte de seu trabalho, e por isso a programação é muito importante (apesar disso ser muito raro no mundo real e até pouco recomendado por tirar o foco do Scrum Master do seu verdadeiro papel, de ser um líder servidor para o time).
Quem é o Scrum Master e como posso me tornar um?
O principal papel do Scrum Master é atuar como um líder servidor em times ágeis, apoiando os seus membros tanto na utilização quanto na adoção correta de um Scrum Framework, que é a prática ágil mais utilizada no mundo todo para que as equipes possam trabalhar melhor e produzir mais resultados ao atuarem de maneira mais flexível, interativa e incremental enquanto realizam entregas parciais totalmente funcionais aos seus clientes.
Com isso, as equipes conseguem ajudar a gerar mais valor de uma maneira mais rápida para as suas empresas e para as suas organizações. Gostou? Quer saber como se preparar para ser um Scrum Master definitivo e aprender tudo que você vai precisar para ter sucesso nesse papel na sua organização? Então você precisa do Scrum Definitivo!
Ele é um treinamento com mais de 12 horas de conteúdo, estudos de caso, atividades práticas, muito embasamento teórico, simulados para que você possa se preparar para passar na prova de certificação do Scrum Master, necessária para que você atue como tal nas organizações.
O Scrum Definitivo vai lhe ensinar todos os fundamentos do Scrum, trazendo os conhecimentos necessários para que você alcance a carreira dos seus sonhos. Ele também traz um plano de estudos que vai lhe ajudar a seguir o caminho da certificação de maneira leve e tranquila.
MBA | PMP | PACC | PSM | PSPO | LPM
1 aPerfeito André Gomes ! Você tem algum artigo sobre a importância de que os desenvolvedores façam as estimstivas das atividades e não pessoas fora do time de developers?
Scrum Master /PSMI
1 aSuellen Kathlen Teixeira