UM MOMENTO OPORTUNO PARA CRIARMOS!
Tatsumi Roberto Ebina, CEO da Muttare Consultoria de Gestão.
Senhores governantes, políticos em geral, empreendedores, (pequenos médios e grandes), multinacionais, instituições de ensino de toda ordem, senhores advogados, senhores engenheiros, filósofos, médicos, instituições de saúde, instituições religiosas, senhores e senhoras neste cenário que estamos vivendo não se pode dizer: "Estou fazendo o possível, não, é preciso fazer o necessário" (Paulo Hartung). Na realidade esta é uma chamada para todos nós seres viventes deste planeta.
Sim, temos que alinhar nossos interesses ao que é relevante - salvar vidas (em primeiro plano) E preservar a economia. Saber usar formas inovadoras (que já existem e muitas sendo já praticadas) ao invés do personalismo de decisões, da prepotência do conhecimento, da vaidade pessoal para ajustar as ações necessárias para SALVAR VIDAS E preservar a economia. Não é isto ou aquilo. É isto E aquilo.
Parem os discursos e proselitismos e vamos produzir soluções que viabilizem o E. Quem desejar me enviar sugestões fico imensamente grato e aviso que rejeito de antemão todos os extremos.
Aqui alguns elementos que extraí do Worldometers.info, no dia 05-04, trata-se da:
Relação casos de Covid-19 x número de recuperados. O cálculo foi simples acessei a página de cada país e busquei o número de infectados até aquele dia e o número de recuperados e consegui este cálculo que está abaixo e que traz alguns pontos para reflexão.
Países e índice recuperados(%)
Suíça.,,,,,,,,,,,,,, 37,2%
Espanha........... 29,6%
Alemanha...... 27,8%
Canadá............. 21,3%
Bélgica..............19,1%
França............... 17,6%
Itália.................. 16,6%
Estados Unidos. 5,4%
Portugal............ 1,2%
BRASIL............. 1,1%
Israel................. 1,0%
Grã Bretanha.... 0,3%
A escolha dos países foi aleatória e escolhi zonas de mais frio e zonas temperadas pela ocasião do predomínio do vírus. Cobre um total de 74 dias começando em princípios de janeiro e segue até o dia 05-04-2020. Eles permitem fazermos uma analogia de como alguns conseguem melhores resultados que outros, no tocante a este item. Fica o desafio para podermos sugerir ao poder público e às diferentes instituições algumas sugestões que possam contribuir para este momento.